Criança Ilegal na Inglaterra | Imigrantes na Inglaterra | Vida de Imigrante
Este artigo tem como objetivo tirar algumas dúvidas dos leitores enviadas através de emails e mensagens. Vale destacar que de maneira nenhuma temos o objetivo de incentivar imigrantes a optarem por morar ilegalmente em qualquer país e nos isentamos de qualquer responsabilidade sobre as decisões de terceiros.
Caso você esteja planejando mudar de país e não tem coragem de perguntar ou não tem para quem perguntar, vamos tentar responder algumas das principais dúvidas nesse artigo.
O que você vai ver aqui
Uma criança ilegal pode frequentar escolas na Inglaterra?
Sim! A Inglaterra tem uma lei que proíbe qualquer escola de deixar qualquer criança ou adolescente (abaixo de 18 anos) sem estudar independente do status da imigração de seus pais/responsáveis.
Quais são os documentos necessários para matricular uma criança na escola em Londres?
Original e xerox do passaporte da criança e dos pais, histórico escolar, carteira de vacinação em dia, comprovante de residência no nome dos pais/responsáveis, preenchimento online ou em papel do formulário escolar fornecido pela escola ou pela prefeitura/subprefeitura do bairro.
Para mais informações sobre esse tópico, te convido a ler nosso outro artigo sobre escolas na Inglaterra.e informações importantes sobre crianças na escola na Inglaterra.
Como são as escolas para crianças abaixo de 4 anos?
Apenas após as crianças completarem 4 anos elas ganham o direito de estudar em uma escola tradicional na Inglaterra. Antes disso, dependendo da situação financeira dos pais, o governo oferece uma ajuda de custo para pagar creches para que a mãe volte ao mercado de trabalho.
Crianças de 3 anos podem frequentar o Pre-School que é uma escola particular e utilizar o governo como parte do pagamento. Famílias com salários inferiores a £12.000.00 ao ano recebem em média 30 horas semanais enquanto outras famílias recebem apenas 15 horas semanais.
Vale destacar que so serviços de babás ou childminder são caríssimos e por isso muitas mães acabam optando por abrirem mão do mercado de trabalho por um tempo.
Essas leis estão em fase de mudanças e assim que elas já estiverem em vigor, iremos atualizar o artigo.
Classificação etária das escolas no Inglaterra
- 0-3 anos Creche ou Pré-School – as crianças podem ficar na escola em 3 horários diferentes: manhã, tarde ou integral. Algumas creches oferecem horário estendido até às 18/19 horas, facilitando para os pais que trabalham fora. Os preços variam de local para local com uma média de £18/£25 por dia + o valor das refeições.
- 3-4 anos Nursery – Geralmente o primeiro contato da criança com uma escola grande. Funciona apenas na parte da manhã entre 08:50am até 12pm. As crianças começam a ter uma rotina escolar, criam hábitos de ler livros todos os dias e passam a ser estimuladas a buscar ter mais independência.
- 5-6 anos Reception – As crianças começam a ser alfabetizadas e passam a estudar em horário integral. Geralmente das 08:50am até as 03:20pm
- 6-11 anos – Primary School – O Primary School é dividido entre a 1 série até a 6 série. Durante esse período elas aprendem as principais matérias como inglês, matemática, ciências, história, geografia, educação física, religião, informática, fonética e etc.
- 12 -16 anos High School – O High School na Inglaterra é diferente do High School dos Estados Unidos. Na Inglaterra as crianças iniciam aos 12 anos e finalizam aos 17 anos quando acontece a festa do PROM (festa de encerramento do ano letivo, muito mostrada em filmes americanos). Já nos Estados Unidos esse período seria equivalente ao MID SCHOOL. Ao se formar no High School a criança pode optar por fazer o Sixth Form, College ou esperar para ingressar em alguma universidade. No ano 10 as crianças são aconselhadas a escolher suas matérias específicas para o treinamento para o GCSE. Ao final do ano 11 as crianças realizam provas (algo como o nosso vestibular) para tentar ingressar em uma universidade.
- 17-18 anos Sixth Form – Que seria equivalente a um ensino técnico específico para sua área de trabalho. Esses últimos dois anos de escola não são obrigatórios, mas são recomendados para aqueles que ainda não decidiram o que querem fazer do seu futuro. Aqui as crianças podem optar por vivenciar o mercado de trabalho, aprendem como se vestir e como se comportar em um ambiente corporativo além de ter mais flexibilidade em horários e grades escolares.
- College – É uma escola de aperfeiçoamento técnico mais rápido que uma universidade. Se seu filho ainda não sabe qual profissão seguir, o college é uma boa opção para testar algumas das principais disciplinas da carreira que ele (a) acredita que seja a profissão desejada. Existem cursos com duração de dias e outros com duração média de 2 ou 3 anos.
- University – É equivalente a nossa universidade do Brasil, para ter acesso é necessário ter uma boa nota no GCSE, passar por entrevistas e ser convidado por alguma universidade que você se candidatou. Todas as universidades são pagas e custam em média de 10 mil libras por ano, sem contar as despesas com moradia, comida, deslocamento, passeios e etc. É possível fazer um Student Loan (empréstimo) para ajudar nas despesas porém não é o recomendado. Ao final do curso o aluno (a) já estará com uma dívida de no mínimo 40/50 mil libras para pagar.
Após esses períodos tradicionais e mais famosos da classificação etária da Inglaterra, ainda é possível fazer outras especializações como Masters e Doutorado.
Como cadastrar uma criança para atendimento médico local?
Basta comparecer à unidade de saúde mais próxima da sua residência com comprovante de residência, original e cópia do passaporte, carteira de vacinação e preencher o formulário fornecido pelo próprio GP (General Practice – que seria equivalente a um de posto de saúde ou clínica da família no Brasil).
Vale destacar que alguns desses GP’’s podem recusar atendimento a pessoas que não possuem o direito de residência ou se estiverem a menos de 6 meses morando no país.
Muito embora cada GP pertença ao NHS (sistema de saúde inglês) eles têm autonomia para agir de uma maneira diferente já que eles possuem diretores locais.
Uma criança ilegal pode utilizar o serviço de emergência?
Sim! A criança ou o adolescente indocumentado irá receber todo o tratamento necessário para voltar a estar bem de saúde independente do status dos pais. Após o Brexit muitas regras estão mudando no país e uma das principais mudanças está na cobrança do sistema de saúde para os não cidadãos.
O que acontece quando uma criança ilegal fica internada no hospital?
Seu filho (a) irá receber atendimento normal, assim como qualquer outra criança receberia, porém o hospital pode mandar a conta de tudo que foi feito e de todos os procedimentos realizados para sua residência dias ou até mesmo meses depois.
Lembre-se que esses valores são bem altos em libras, mas não se desespere que o sistema de saúde inglês oferece opção de parcelamento para aqueles que não conseguem pagar as contas.
Vale a pena ter um seguro de saúde?
Se você tem uma família e pretende imigrar sabendo que irá ficar indocumentada em algum momento eu sugiro que sim. Não sabemos quando as crianças podem ficar doentes, especialmente com a troca das estações e das baixas temperaturas de outono/inverno. Sem contar que eles ainda podem se machucar de diversas outras maneiras. Tenha certeza que o valor do seguro de viagem/seguro saúde vai sair muito mais barato que a conta do hospital.
Gostou desse artigo? Deixe nos comentários ou por email se você ficou com alguma dúvida ou se tem alguma sugestão.
Confira também nossos outros artigos sobre imigração
Curtiu esse artigo? Que tal compartilhar ele com algum amigo ou parente que esteja planejando visitar a cidade de Londres.
Aproveito para lhe convidar a ler nossos outros artigos que são super interessantes e estão disponíveis aqui em nosso website.
Confira também nosso perfil nas mídias sociais: no Instagram: @turistandoemlondresoficial , Facebook @turistandoemlondres , Pinterest @turistandoemlondres & @batepapoblog Youtube @turistandoemlondres
Visite nossos outros sites: www.turistandoemlondres.com , www.travelrglobal.com , www.travelrmedia.com www.travelr.com.br
Veja também