Oyster card ou Travel card: Qual é a melhor opção para turistas?
Se você está planejando uma viagem para Londres, aprender como se locomover na cidade é algo inevitável em suas pesquisas.
Pensando nisso aqui no blog temos diversos artigos sobre esse tema, que eu tenho certeza que irá lhe ajudar bastante a explorar da melhor maneira possível e ainda economizar tempo e dinheiro com essas dicas.
Como utilizar o transporte público em Londres?
Para começar existem três meios para utilizar o transporte público que você pode fazer sozinho ou você pode optar por comprar seu bilhete em algum guichê com um funcionário lhe atendendo
Os três meios mais utilizados em Londres são:
- Oyster Card
- Travel Card
- Cartão de Crédito (contactless/basta encostar seu cartão para realizar o pagamento)
Agora iremos lhe explicar como cada um deles funciona, como e onde comprar, além dos valores para que você possa comparar e decidir o melhor método para ser utilizado durante sua viagem em Londres.
Informações importantes sobre o Oyster Card
O cartão Oyster pode ser adquirido dentro das estações de trem e metrô, além de também ser encontrado na maioria das bancas de jornais, tabacarias e lojas que apresentam a logomarca do Oyster Card no estabelecimento.
Vale destacar que para comprar é necessário um pagamento “caução” no valor de £7 por cartão que serão devolvidos assim que você devolver o cartão no fim da sua viagem.
Assim que você realizar a compra, você deverá também realizar um “Top Up” ou seja uma recarga no valor mínimo de £5. Pronto, agora já poderá utilizar seu cartão Oyster Card sem problemas, basta você encostar o cartão no grande botão amarelo nas entradas / saídas do metrô, para os portões se abrirem.
Atenção! Tenha cuidado, pois os portões se abrem e se fecham rapidamente.
Informações Importantes sobre o Travel Card
O Travel Card é ainda mais fácil de ser comprado, você pode comprar nas máquinas de emissão de bilhetes presentes nas estações de trem e metrô ou no guichê com a ajuda de um funcionário, e você terá três opções de compra para o travel card.
- Travel Card Peak
- Travel Card Off- Peak
- Bilhete único ou um com um único destino desejado. (Não recomendada, pois o custo é mais alto na passagem, nesse caso melhor opção é utilizar o Oyster Card)
Entendendo a diferença entre cada um deles:
- Travel Card: é o bilhete que pode ser utilizado desde o momento da compra em todos os transportes públicos sem limite até às 23:59h do dia da compra.
- Travel Card Off-Peak: é o bilhete comprado após às 9:30 am e você poderá utilizar todos os transportes públicos somente até às 23:59h do dia da compra.
- Bilhete Único: Por exemplo: você está na estação de Westminster (onde fica localizado o Big Ben) e deseja ir para South Kensington (onde os museus ficam localizados).
Comprando o bilhete único: No momento da compra do seu bilhete na máquina ou com um funcionário, irá ser perguntando o destino desejado, você receberá um ingresso e até você chegar na estação do seu destino terá o bilhete impresso em suas mãos e quando você estiver no momento para deixar a estação do metrô de destino, a roleta não irá lhe devolver seu bilhete, demonstrando que o percurso já foi concluído.
Vale destacar que o Travel Card ainda possui outros tipos de validade além da diária, também é possível comprar com duração semanal, mensal e até mesmo anual. Alguns deles é claro que somente é vendido para pessoas que possuem o direito de morar no país.
Como utilizar as máquinas na estação do metrô em Londres?
As máquinas de auto atendimento para emissão de bilhetes localizadas dentro das estações de metrô ou de trem, existe a possibilidade de escolher o idioma desejado para te ajudar a realizar a ação da compra do seu bilhete, e uma das línguas disponíveis nestas máquinas é o português.
O que é Tarifa Peak & Off Peak para usar transporte público em Londres
Geralmente as tarifas para usar transporte público em Londres servem como base tarifária dependendo do horários em que elas são compradas, esse sistema funciona tanto para o Oyster Card quanto para o Travel Card.
Vale lembrar que esses valores se aplicam para todas as pessoas que desejam ir à cidade de Londres, seja por motivo de turismo ou trabalho.
- A Tarifa Peak (horário de pico) é aplicada nos dias de semana entre às 6:30h e às 9:30h no horário da manhã e na parte da tarde entre às 16:00h e às 19:00h e é geralmente mais cara que a Tarifa Off Peak.
- A Tarifa Off Peak (tarifa fora do horário de pico) entra em vigor após às 9:30am dos dias da semana, feriados e finais de semana. Geralmente mais barata que a tarifa Peak
Utilizando o transporte em Londres com o Cartão de Crédito
Atualmente a maioria dos cartões emitidos no Brasil e na Europa possuem o símbolo de “contactless” que quer dizer menos contato e assim como o Oyster Card basta você encostar o cartão no botão amarelo nos transportes públicos que será debitado automaticamente do seu cartão ao final do seu percurso.
A TFL (empresa responsável pelo transporte público em Londres) analisará a distância percorrida para lhe dar um valor final ao final do dia ou do momento que retornar a estação de partida. Vale destacar que existe um teto máximo para o valor cobrado de em média £10 para zonas 1 e 2 para zona 6 em média de £16.
Alguns cartões de crédito emitidos no Brasil possuem algumas taxas extras cobradas pelo seu próprio banco. Portanto vale a pena pensar no custo final antes de decidir utilizar essa forma de pagamento em Londres, já que pode sair ainda mais caro o valor desse transporte para você.
Caso você ainda prefira utilizar o cartão de crédito como opção de pagamento, outra opção é utilizar em um cartão pré-pago de viagens, dessa maneira pode-se também evitar o susto com o valor da sua fatura na volta para casa.
Travel Card é a melhor opção para turistas?
Sim, o Travel Card é sim a melhor opção para turistas já que eles podem ser utilizados em todos os meios de transportes de Londres além de contar com a facilidade do Travel Card é que você tem a opção de comprar um bilhete sem limite de uso diário.
Ainda mais que com o Travel Card ainda é possível aproveitar os descontos em algumas das principais atrações turísticas da cidade com a promoção 2×1 days out.
Confira aqui nosso artigo: Como conseguir descontos nas atrações turísticas em Londres
É melhor usar o Travel Card ou Oyster Card?
Diria que para usar transporte público em Londres qualquer um dos dois cartões são recomendados para turistas, porém Oyster Card é mais recomendado para quem trabalha na cidade ou para pessoas que utilizam o transporte com apenas um destino e não necessite utilizar o transporte por algum tempo.
Para os turistas em geral, eu recomendaria o Travel Card.
Para explorar melhor a cidade e poder usar o bilhete em todos os transportes públicos na cidade, já que ele pode ser usado sem limites, além de não precisar recarregar, sem a necessidade do pagamento caução de £7 para a compra, além de não precisar de recargas no cartão.
Lembrando que a recarga mínima é de £5. Dessa forma você já começa economizando no seu turismo.
Outra dica importante é que as tarifas são diferentes se você usar o Oyster Card e o bilhete com um destino final, sendo a tarifa do Oyster Card mais baixa que a outra tarifa dos bilhetes individuais.
Devolvendo o Oyster Card
Caso você tenha comprado o cartão Oyster Card, você poderá devolver nos mesmos lugares em que ele pode ser adquirido, não precisa ser exatamente no mesmo lugar. Basta devolver para receber todo o saldo não consumido e o “Calção” no valor que você pagou para adquirir o cartão.
É difícil utilizar o transporte público em Londres?
Não, é difícil, na realidade é muito fácil usar transporte público em Londres, mas infelizmente muitas pessoas já se assustam ao olhar o mapa do metrô que realmente parece bem confuso devido a grande quantidade de linhas oferecidas e também por medo do idioma.
Mas se você sabe para onde deseja ir, é muito simples, você pode utilizar aplicativos para te ajudar a planejar o percurso completo.
Eu recomendo o Citymapper, ele te pergunta para onde você quer ir, você pode escrever a estação do metrô ou até mesmo a atração turística desejada e imediatamente ele te diz com base no seu GPS qual é a melhor maneira de chegar ao seu destino.
O aplicativo ainda te diz qual é o sentido da linha que você tem que ir e também qual é o melhor vagão para você embarcar. Super vale a pena esse aplicativo.
DICA DE OURO: Vale destacar que esse aplicativo é gratuito e ele também funciona muito bem se você estiver em Paris.
Curtiu esse artigo? Que tal compartilhar ele com algum amigo ou parente que esteja planejando visitar a cidade de Londres.
Aproveito para lhe convidar a ler nossos outros artigos que são super interessantes e estão disponíveis aqui em nosso website.
Leia também: