Passo a Passo para planejar sua viagem para Londres Bate Papo Blog

Guia Completo para planejar sua viagem para Londres

NÃO VIAJE PARA LONDRES sem ler esse artigo. GUIA COMPLETO com dicas Importantes para seu turismo em Londres.

Guia completo para planejar sua viagem para Londres | Guia completo Londres | Como Planejar sua viagem para Londres | Informações importantes para sua viagem para Londres

Neste guia, você vai aprender o passo a passo para planejar sua viagem para Londres. Viajar para um país que você nunca visitou antes ou que fala um outro idioma pode ter algumas surpresas e neste guia iremos tentar minimizar todas elas e lhe deixar preparado para realizar a viagem dos seus sonhos e transformá-la em um sucesso!

Para começar esse artigo, acredito que você saiba que o idioma oficial  do país é o inglês,  mas durante o seu turismo em Londres com certeza você irá escutar muitos idiomas diferentes andando pela cidade.

É muito comum ouvir alguém falando o português, tendo em vista que ele é o 6o idioma mais falado no mundo. Inclusive você pode ter a sorte de encontrar um brasileiro para te ajudar com alguma dúvida.

Eu já fui ajudada por alguém e também já ajudei muitas pessoas, como por exemplo, elas não sabiam como comprar o bilhete do metrô.

São coisas simples no cotidiano na viagem mas que fazem diferença na sua experiência vivida no local.

Mas não se preocupe, iremos lhe explicar tudo a seguir.

Informações úteis para planejar sua viagem para Londres

Onde fica localizado Londres?

Londres é a capital da Inglaterra e também do Reino Unido. O Reino Unido possui 4 países: Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia.

Londres fica mais ao sul da ilha britânica, como você pode ver na foto abaixo.

Mapa do Reino Unido – Inglaterra em laranja e a capital Londres

Qual é a moeda oficial no Reino Unido?

A moeda oficial do país é a libra esterlina, embora você nunca irá ouvir essa palavra durante seu turismo em Londres. Os britânicos a chamam de POUNDS para valores acima de £1 (one pound) ou se for em centavos se chama PENCES, embora ninguém pronuncie da maneira correta, todos inclusive os britânicos chamam de “PI” ex. 50c centavos (fifty pi)

As notas mais comuns têm um valor entre 5, 10, 20, 50 libras esterlinas.  Não é possível encontrar notas de £1 ou de £100 na Inglaterra, elas são muito raras e somente encontradas na  Escócia e na Irlanda do Norte. As notas foram recentemente substituídas por novas notas com uma textura plastificada.

Novas notas de libras em circulação

As moedas em circulação são de 1, 2, 5, 10, 20 e 50 pence e de £1 e £2. 

Moedas britânicas

Curiosidades sobre o dinheiro

As notas de £5 são chamadas pelos britânicos de FIVER e as de £10 TANNER

Os versos das moedas juntas formam o brasão do Reino Unido. 

Brasão do Reino Unido no verso das moedas

Qual a voltagem em Londres?

Assim como em toda a Europa a voltagem do Reino Unido e em Londres é de 220v e 50htz.

Se você tiver aparelhos BIVOLT não será um problema. Hoje em dia  a maioria dos telefones são e você não precisa se preocupar com isso.

Agora se você desejar trazer algo do Brasil que possua motor ele pode não funcionar pois aqui ele irá rodar mais devagar por exemplo:  Secador de Cabelos sem regulagem de frequência.

O mesmo acontece se você tiver vontade de comprar algo aqui e levar para o Brasil,  as chances desses produtos queimarem é mais fácil devido que o motor que foi criado para funcionar a 50htz irá funcionar a 60htz como por exemplo: Liquidificadores, Batedeiras e secadores de cabelos etc.

Modelo de tomada no Reino Unido

Dica Importante

Você irá precisar de um adaptador mas não se preocupe, por toda a cidade existem lojas chamadas Poundland e Poundworld que vendem muitas coisas que a maioria dos turistas precisam como selfie stick, adaptadores, cremes e uma infinidade de outros produtos. Como o nome da loja é bem sugestivo, tudo lá dentro custa £1 e o que não custar, terá placas com o preço.

Custa muito caro fazer ligações internacionais ou ROAMING de Londres para o Brasil?

Quando você estiver fazendo seu turismo em Londres, recomendamos a compra de um SIM CARD pré-pago que geralmente custa em média de £1 e fazer uma recarga no valor mínimo de £10. Dessa forma você terá acesso a internet durante toda a sua viagem, acesso ao GPS e também as mídias sociais. Existem companhias que cobram £0.06 centavos por minuto para uma ligação da Inglaterra para o Brasil.

Entretanto as ligações internacionais são caras, se você fizer-las através do seu sim card do Brasil ou se você fizer ligações através do telefone do hotel, você irá pagar pelo serviço oferecido. 

Hoje as mídias sociais são as melhores maneiras de fazer lições internacionais, vídeo chamadas etc. 

O DDI da Inglaterra é +44 e a grande maioria dos números residenciais ou comerciais em Londres começam com 020…

Principais operadoras de telefone no Reino Unido: O2, EE, Three, Sky Mobile, Vodafone e muitas outras empresas menores.

Operadoras de telefonia no Reino Unido

Qual a melhor forma de levar dinheiro para Londres?

A melhor forma sem sombra de dúvidas é que você tenha em média de £200 em dinheiro em espécie caso você precise e o restante em um cartão de viagens pré pago. A melhor maneira de fazer o câmbio é pesquisando online as melhores tarifas para você fazer sua conversão, acreditem que centavos fazem diferença no valor final. Muitos bancos hoje em dia não é mais necessário levar um bolo de dinheiro até a boca do caixa, basta ligar para o seu gerente do seu banco e avisar que você tem a intenção de fazer câmbio, diga a quantidade que você tem em mente pois não são em todos os bancos que a Libra está disponível. 

Devo usar/ levar cartões de crédito durante a viagem para Londres?

O uso de cartões de crédito é bem vindo em Londres assim como  em outras cidades do mundo. Se o seu cartão tiver a opção de pagamento “contactless” (aquele que basta encostar para realizar o pagamento) é possível pagar com o cartão de crédito tanto as passagens do metrô ou em qualquer outro transporte público na cidade, assim como qualquer compra que você desejar fazer. Mesmo com toda essa facilidade eu não recomendaria o uso de cartões de créditos emitidos no Brasil, pois geralmente são cobradas taxas por cada transação internacional, além de você não ter a opção de escolha no valor do câmbio. Hoje em dia, a maioria dos bancos e casas de câmbio oferecem a opção de cartões de créditos pré-pagos, onde você não paga nada por ele e somente poderá utilizar o dinheiro que está lá disponível. É uma maneira de controlar seus gastos e economizar quando você voltar da sua viagem.

 Vale lembrar que antes de uma viagem internacional você deverá entrar em contato com o banco para informar que você irá viajar para outro país, não esqueça de especificar o período da viagem e também peça para desbloquearem o cartão. 

O dinheiro acabou durante a viagem, o que fazer e onde trocar mais dinheiro em Londres?

Em Londres, é possível trocar o dinheiro em casas de câmbio, agências bancárias, de turismo e também nos correios. Sempre esteja atento não só à cotação do dia, mas também às taxas cobradas pelo seu banco.

Se você tiver um cartão de crédito internacional, em último caso você poderá sacar libras diretamente nos caixas eletrônicos com o seu cartão, mas deve ficar atento às taxas cobradas pelo banco que são bem altas. 

Bancos no Reino Unido – Caixa Eletrônico para saque – Reprodução internet

Quanto dinheiro devo gastar em média por dia em Londres?

 Mais uma vez lembramos que Londres é uma cidade cara e a própria imigração estipula uma média de no mínimo £50 por dia e por pessoa. Claro que esse valor pode não ser adequado para todos os turistas, mas é quanto eles acham que a cidade vai custar por pessoa. 

No momento da sua busca por hotéis em Londres, você irá notar os altos preços até mesmo para os  hotéis que não oferecem muitos serviços, mas se você realizar sua reserva com antecedência é possível encontrar hotéis em Londres por em média de £70 por noite. Apesar de ter seu transporte público considerado um dos mais caros do mundo, Londres oferece muitas opções de passeios de graça, assim como a maioria dos museus e galerias de arte.

Qual é a melhor época para viajar a Londres?

Essa pergunta na verdade depende muito mais do seu orçamento e do que você espera fazer/ encontrar  durante sua viagem. Nos meses de calor Primavera e Verão  (Março à Setembro) são considerados “alta temporada” e os hotéis e cias aéreas costumam custar mais caro neste período.

Durante a primavera temos dias lindos com temperaturas por volta de 23o Celsius, que para os brasileiros pode não parecer muito quente mas para os londrinos está muito calor. Além do calor, os dias são mais longos, disponibilizando mais luz do dia para fazer turismo em Londres. Geralmente amanhece por volta das 5am e começa a escurecer a partir das 9pm.

A natureza se renova, deixando parques e jardins ainda mais bonitos. Além de ter mais oportunidades de passeios ao ar livre.

Durante os meses de Outono e Inverno (Outubro a Fevereiro) os dias são mais curtos. Durante o outono, escurece às 7pm e no inverno às 04pm já parece noite. Porém terá a oportunidade de curtir e aproveitar o inverno europeu, aproveitar os festivais de inverno, patinação no gelo, a decoração de natal e as festas de final de ano.

Os parques e jardins ficam com cores fascinantes durante o outono e as cores do céu são um espetáculo à parte. Já durante o inverno as árvores ficam completamente sem folhas e sente-se aquele clima bucólico do clima europeu.

* ** Leia nossos artigos falando sobre cada estação do ano em Londres, clique nas estações do ano citadas acima.***

Londres pôr do sol - O que fazer no outono em Londres - Bate Papo Blog
Pôr do Sol em Londres

O clima  em Londres

O tempo em Londres varia constantemente durante o dia e os britânicos costumam dizer que é normal experimentar as quatro estações do ano em um mesmo dia, Londres não costuma registrar temperaturas extremas, nem no verão e nem no inverno. Por isso recomendamos que você tenha sempre em mãos protetor solar e um casaquinho fino na bolsa. 

Londres tem a fama de ser um país frio e cinzento, e não podemos negar que a maioria dos dias são sim cinza e como a temperatura é bem diferente do Brasil a maioria dos turistas brasileiros sentem muito frio quando chegam à Capital Britânica

As chuvas são frequentes independente da estação do ano, a diferença é que no outono e inverno você sentirá mais frio devido aos ventos que também são constantes na cidade principalmente na beira do Rio Tâmisa. Você pode experimentar uma garoa durante seu turismo,  que muito provavelmente não lhe impedirá de fazer seus passeios.

Quando é mais provável nevar em Londres?

Londres apresenta um clima moderado durante todo o ano, você não passará muito frio na cidade, já que é uma cidade preparada para o clima. Durante os meses entre Dezembro e Fevereiro, temos as temperaturas oscilando entre os 0o e 8o Celsius.

Infelizmente em Londres não neva todos os anos, mas se você realmente quiser ver neve será mais fácil de ver durante os meses de Janeiro e Fevereiro ou indo para o norte do país ou até mesmo para Escócia.

Neve em Londres

Meses mais quentes em Londres

 Em Londres os meses com as temperaturas mais quentes são Julho e Agosto, nesse período temos temperaturas oscilando entre  17o e 30o Celsius. E são considerados períodos de alta temporada além de serem época de férias escolares no país. 

As atrações turísticas de Londres fecham em alguma data?

A única data em que eles fecham são: 

01 de Janeiro – Feriado Mundial da Paz

25 de Dezembro – Feriado do Natal

26 de Dezembro – Feriado do Padroeiro da Cidade e Boxing Day.

Geralmente os museus, galerias de arte, monumentos estão sempre abertos para receber sua visita. Sempre é bom consultar e se programar para a sua visita na cidade.

Existe Black Friday no Reino Unido?

Embora exista sim a Black Friday, os preços não são tão bons como no Boxing Day.

Boxing Day é uma tradição britânica que começou no século XIX, onde os donos das fábricas, empresas e pessoas da nobreza presenteavam seus funcionários ou pessoas do bairro com os presentes que eles receberam no natal e não gostaram, era tido como uma ação nobre quando na realidade era somente os ricos querendo se desfazer dos objetos.

Nos dias de hoje fica marcado como as grandes empresas fazem grandes liquidações de até 80% do valor do produto. Geralmente, assim como acontece na Black Friday nos Estados Unidos as pessoas correm para as lojas, fazem enormes filas para entrar, algumas lojas tem empurra- empurra mas vale a pena para conseguir comprar o que você esperou por muito tempo para conseguir conquistar.

Em breve um artigo sobre OUTLETS em Londres e no Reino Unido.

Valores médios de Comidas e bebidas em Londres

  • Cappuccino : £ 3 (café com leite).
  • Um café: em média £2
  • Um pint de cerveja: entre £4 e £5.
  • Um lanche numa rede de fast food: £5.
  • Uma porção de fritas nos PUBs: entre £4 e £6.
  • Uma sobremesa em restaurantes: entre £4 e £8.
  • Um drink em PUBs ou restaurantes: entre £5 e £10.
  • Meal Course: à partir de £9 (entrada principal + prato principal + sobremesa)

Transportes em Londres

  • Passagem de metrô (zonas 1-6): £6.
  • Travel Card para de um dia fora do horário de pico: £13.
  • London Pass de um dia de validade: £79.
  • Táxi do Aeroporto de Heathrow até o centro da cidade: a partir de £45.

Hospedagem em Londres

  • Depende muito se você reservou um quarto em um hotel com muitas opções de serviços ou alugou algo mais barato. Geralmente um quarto de hotel categoria 3 estrelas com antecedência pode variar com preços a partir de £65 enquanto hotéis de 5 estrelas podem custar em média a partir de £150

Dicas do que levar na bolsa para aproveitar seu dia da melhor maneira possível em Londres.

  • Colocar roupas e sapatos confortáveis
  • Protetor solar
  • Garrafa de água 
  • Seu roteiro
  • Seu telefone ou câmera
  • Selfie stick (pau de selfie)
  • Power Bank – Bateria extra para seu celular
  • Um casaquinho (mesmo que esteja sol)
  • Uma cópia do seu passaporte
  • Um business card do hotel que você estiver hospedado 
  • Dinheiro trocado e suficiente para o dia
  • Óculos de sol
  • E muita disposição para andar e explorar ao máximo a cidade.

Confira a nossa seção de roteiros e faça sua programação diária com base nas melhores dicas que disponibilizamos aqui para você sobre turismo, cultura, lazer e culinária.

Leia também nossos outros artigos sobre Londres.

Similar Posts

5 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.