Patrimônio Cultural da Unesco no Reino Unido | Stonehenge | Turismo no Reino Unido | Dicas e informações do Reino Unido | Dicas e informações sobre Stonehenge Inglaterra | Turismo na Inglaterra | Turismo no Reino Unido | Patrimônio Cultural UNESCO | Turistando na Europa
O que você vai ver aqui
Dicas e Informações Sobre Stonehenge Inglaterra
Stonehenge é um dos locais históricos mais famosos do mundo, intrigando cientistas, arqueólogos e historiadores que até os dias de hoje tentam desvendar os mistérios que cercam esse local místico.
O local é uma prova viva da engenhosidade humana, o círculo de pedra pré-histórica com mais de 5.000 anos atraindo milhares de turistas anualmente, especialmente durante o solstício.
O que é Stonehenge?
Stonehenge é uma das principais atrações turísticas da Inglaterra e em 1986 foi incluído pela UNESCO como um dos locais históricos mais importantes do mundo.
O monumento de Stonehenge foi construído antes da linguagem escrita, das ferramentas de metal e da invenção da roda.
Solstício de verão em Stonehenge
Em Stonehenge todos os anos acontece um evento que se inicia na noite do dia 20 de Junho para o dia 21 de Junho, onde as pessoas se reúnem para assistir o nascer do dia mais longo do ano. Geralmente as pessoas começam a chegar durante a madrugada do dia 20 de Junho e permanecem até as 08am quando o monumento é aberto para outros visitantes também.
No último ano de 2022 o sol nasceu às 04:52 am e todas as pessoas que estiveram presentes no evento tiveram algumas horas com exclusividade para admirar toda a beleza e espiritualidade do local.
Esse evento se chama Solstício de verão que, cientificamente falando, é o momento exato em que o Sol atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador.
Dessa maneira, um dos hemisférios receba mais luz do sol e calor do que no outro lado, ou seja, se no Hemisfério Norte acontece o solstício de verão no Hemisfério Sul será o solstício de inverno e vice-versa.
Onde fica localizado Stonehenge
Stonehenge fica localizado em Salisbury, que fica cerca de 3h de distância de Londres.
Como chegar em Stonehenge?
Existem empresas que oferecem esse passeio, chamados passeios bate e volta para cidades próximas a Londres, confira aqui os preços e opções para visitar o monumento de Stonehenge.
História de Stonehenge
De acordo com os historiadores, durante os séculos XVII e XVIII, acreditavam que Stonehenge era um templo druída, construído pelo antigo povo pagão celta, como um centro para a celebração do seu culto religioso. Mas a verdade é que ninguém sabe ao certo para que Stonehenge foi criado, utilizado ou quem criou; Definitivamente milhares de pessoas visitam tentando desvendar o mistério que o local exala no ar.
Antes das pedras de Stonehenge terem sido colocadas no local que estão atualmente, existem outros locais na região que datam de mais de 8500 anos atrás. Essas estruturas mais antigas possuem quatro ou cinco fossos, entre eles temos três que parecem estar sustentado grandes pilares que lembram o modelo de Stonehenge. Infelizmente ainda não se sabe como essas regiões se relacionam com o monumento posterior de Stonehenge.
Antigamente o local era coberto por florestas e calcário, contribuindo para ser uma paisagem incomum. Talvez seja por isso que o local se tornou um complexo de monumentos do início do período Neolítico.
Este complexo datado em torno de 3500 anos atrás incluía dois monumentos, cursos ou terraplenagens retangulares (o Grande, Stonehenge e Menor Cursus) e vários túmulos.
O que se sabe sobre o monumento mais antigo de Stonehenge
É bem provável que as características da Pedra do Calcanhar e o monte baixo conhecido como North Barrow tenham sido os primeiros componentes de Stonehenge. O primeiro grande evento conhecido foi a construção de uma vala circular com uma margem interna e externa, construída 3000 ANTES DE CRISTO, Wow!
Ao redor de Aubrey Holes, foram encontradas resíduos de cremações e o túmulo de cerca de 150 pessoas, tornando-o o maior cemitério neolítico do Reino Unido.
As pedras de Stonehenge
Segundo os historiadores existem dois tipos de pedras usadas em Stonehenge – os sarsens que são as pedras maiores e os “bluestones” menores. Os sarsens foram erguidos em dois arranjos concêntricos – uma ferradura interna e um círculo externo – e os bluestones foram colocados entre eles em um arco duplo. Vale destacar que por volta de 2500 aC, foi quando os historiadores acreditam que as pedras adicionais foram colocadas no centro do monumento.
Cerca de 200 ou 300 anos depois, os bluestones centrais foram reorganizados para formar um círculo, sem muito sucesso acabaram optando por utilizar o formato de uma ferradura. Neste período também foi criado uma avenida de terraplenagem ligando Stonehenge ao rio Avon.
Atividades Pré-Históricas em Stonehenge
Uma das últimas atividades pré-históricas em Stonehenge, datados por radiocarbono que revelam que foram feitas escavações entre 1800 e 1500 aC. Entre elas está a escavação em torno da pedra de dois anéis de poços concêntricos, os chamados buracos Y e Z. Eles podem ter sido planejados na tentativa de reorganizar as pedras, porém o objetivo nunca foi concluído.
Por que Stonehenge foi construído?
No início da Idade do Bronze, uma das maiores concentrações de túmulos redondos na Grã-Bretanha foi construída na área ao redor de Stonehenge. Talvez fossem um símbolo de poder ou status na sociedade do início deste período ou estivessem relacionados a algum tipo de ritual.
Vale lembrar as características das pedras em Stonehenge foram construídas em um momento de grande mudança na civilização pré-história, assim surgiram novos estilos de cerâmica ‘Beaker’, o conhecimento da metalurgia, juntamente com uma transição para o enterro de indivíduos com os bens funerários. Essas e outras mudanças chegavam do Continente Europeu.
Recentemente foram encontradas esculturas com mais de 4 mil anos de história, são impressionantes e ricas em detalhes como as sepulturas Beaker bem mobiliadas e a escultura do Arqueiro de Amesbury, que são encontradas nas proximidades de Stonehenge.
Stonehenge no período romano
Por volta de 43 dC, Stonehenge passou a ser frequentemente visitado por romanos, muitos objetos foram encontrados em escavações no local lá. Recentemente foram feitas novas escavações que levantaram a possibilidade de que fosse um local de importância ritual para o povo romano-britânico.
Stonehenge no período medieval
A pequena cidade de Amesbury provavelmente foi estabelecida por volta do século VI, quando foi escolhido um ponto de passagem sobre o rio Avon. Segundo historiadores, existe um túmulo que data do período saxônico de um homem decapitado que foi enterrado em Stonehenge. As primeiras referências escritas sobre Stonehenge datam do período medieval e, a partir do ano 1300, as referências em manuscritos sobre Stonehenge cresceram substancialmente, além dos documentos escritos passaram a ter desenhos e pinturas do monumento.
Curiosidades sobre o monumento de Stonehenge na Inglaterra
- As pedras maiores de Stonehenge, são conhecidas como sarsens, têm até 9 metros de altura e pesam em média 25 toneladas.
- Muitos acreditam que as pedras foram transportadas de Marlborough Downs, que fica a 32 quilômetros de distância do local. Se transformando em um dos grandes mistérios do local.
- O monumento é cercado por uma barreira de corda e não é possível chegar perto ou tocar as pedras. Elas estão lá para proteger e preservar o monumento e a grama do local.
- Stonehenge recebe quase 1 milhão de visitantes por ano.
- Existem eventos fora do horário de funcionamento, esse passeio é chamado de acesso especial.
- Principais eventos em Stonehenge são o solstício de verão e de inverno
Espero que você tenha gostado e aprendido algo com este artigo dedicado a uma dos monumentos mais antigos do mundo e um dos principais locais classificado como Patrimônio Cultural UNESCO no Reino Unido.
Para informações sobre outros locais que também foram classificados como patrimônio cultural pelo mundo
Expedições em Família – Belo Horizonte- Patrimônios Culturais que você precisa conhecer
Descobrir Viajando – Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO em Portugal
6 Viajantes- Grande Hotel Termas de Araxá: hospedagem de luxo em um patrimônio cultural
Vamos viajar pra onde agora? – 5 Patrimônios Culturais do RJ
Destinos Por Onde Andei… – Centro Histórico de Santiago de Compostela
Curtiu esse artigo? Que tal compartilhar ele com algum amigo ou parente que esteja planejando visitar a cidade de Londres.
Aproveito para lhe convidar a ler nossos outros artigos que são super interessantes e estão disponíveis aqui em nosso website.
Confira também nosso perfil nas mídias sociais: no Instagram: @turistandoemlondresoficial , Facebook @turistandoemlondres , Pinterest @turistandoemlondres & @batepapoblog Youtube @turistandoemlondres
Visite nossos outros sites: www.turistandoemlondres.com , www.travelrglobal.com , www.travelrmedia.com www.travelr.com.br
Leia também:
- Dicas de Inglês para viajantes
- Guia completo para planejar uma viagem a Londres
- Como economizar nas atrações turísticas em Londres
- Principais Atrações Turísticas em Londres
- Onde se hospedar em Londres
- Como se locomover em Londres
- Oyster card x Travel Card – Qual o melhor para turistas em Londres
- Cruzeiro pelo Rio Tâmisa
Outros passeios que talvez possa te interessar
Oi, Jéssica, estou impressionada com este patrimônio cultural da Unesco no Reino Unido, realmente uma incógnita que talvez nunca seja totalmente desvendada.
Tenho muito interesse em ver de perto esta atração que trás tantas reflexões e incertezas, traços de uma história a ser descoberta. Muito interessante mesmo!
Fiquei cheia de vontade de conhecer Stonehenge e ver a gradiosidade do trabalho humano, imaginando como o homem naquela época conseguiu tamanha proeza.
Quantos patrimônios Culturais incríveis temos para conhecer o Reino Unido, estou impressionada com tanta diversidade.
adorei seu post, vai me ajudar muito a montar meu próximo roteiro.
Meu filho está fazendo um intercâmbio no Reino Unido e visitar Stonehenge está logicamente no roteiro. Que vontade eu tenho de conhecer esse patrimônio cultural da Unesco. Me emocionei com o post!