Razões para visitar Porto Portugal - Bate Papo Blog - Turistando em Portugal

Razões Para Visitar Porto Portugal

Descubra através do olhar de quem morou no Porto as principais razões para você visitar Porto Portugal e aproveitar o melhor desta cidade.

Razões para visitar Porto Portugal | Turismo em Portugal | Conheça o Porto | Turistando em Portugal | Principais atrações turísticas no Porto

Antes de mais nada, eu já te digo que existem inúmeras razões para visitar Porto Portugal! E eu te recomendo a explorar esse artigo e descobrir junto comigo as minhas razões para visitar Porto Portugal.

Eu morei nesse lugar fantástico por quase 2 anos e neste artigo vou te contar tudo sobre esse destino.

Antes de mais nada, quero deixar claro que vou dar dicas e informações de lugares que são essenciais para você poder dizer que conheceu o Porto e também dicas que só um morador sabe.

Se você está planejando uma viagem para o Porto, acredito que 3 dias serão o suficiente para conhecer bem a cidade.

Logo, claro que se você tiver mais dias disponíveis na sua viagem, terá oportunidade de conhecer outros locais incríveis, não só no Porto mas também em Vila Nova de Gaia.

Vale lembrar que o turismo no Porto, de modo geral não se concentra apenas na cidade do Porto e sim em Vila Nova de Gaia também. 

Este bairro é onde fica localizado as caves do outro lado do rio Douro e funciona basicamente como uma extensão da cidade do Porto.

Se você desejar comprar ingressos para passeios, consultar preços ou apenas fazer uma simulação de quanto irá te custar em média por dia o turismo no Porto, clique aqui e veja todas as opções de passeios disponíveis na cidade.

Vale a pena visitar Porto Portugal?

Definitivamente a resposta é sim! Porto é a segunda maior cidade de Portugal, ficando apenas atrás da capital Lisboa.

Ah! vale lembrar que a cidade do Porto é a capital da região Norte do país e como Portugal é um país bem pequeno comparado com o Brasil, ele não tem estados. Portugal possui apenas regiões.

Uma das razões para visitar Porto Portugal é que a cidade é super aconchegante, e sinceramente acho que vai ser bem difícil não se apaixonar por ela.

Muitas pessoas me perguntam qual é a melhor cidade: Porto x Lisboa, eu sempre respondo PORTO, não apenas porque morei lá, mas sim por tudo que a cidade te proporciona em todos os sentidos.

Afinal de contas Lisboa é a capital, ou seja, uma cidade enorme, super movimentada, com pessoas de todos os locais do mundo e facilmente você se sentirá um estranho fora do ninho.

Infelizmente não me senti acolhida da mesma maneira que a cidade do Porto me acolheu. E essa é outra das muitas razões para visitar Porto Portugal.

Definitivamente o Porto tem muitas atrações turísticas interessantes para visitar, bem como outros locais para caminhar e sentir as sensações inexplicáveis que essa cidade te proporciona.

A cidade do Porto é famosa no mundo inteiro por suas caves, (local onde são feitos os vinhos) pelos barcos que lembram as gôndolas de Veneza e a ponte D. Luís I que divide a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia.

Clique aqui para garantir sua entrada com desconto na cave de vinho

Clique aqui para garantir seu passeio de barco pelo Rio Douro

Vale lembrar que essa ponte foi criada por ninguém menos que Gustavo Eiffel, sentiu o poder do sobrenome?! Sim, ele foi o responsável por criar a torre Eiffel em Paris. Wow!

Por outro lado, o Porto não tem só isso de interessante, a cidade é considerada um local BBB: bom, bonito e barato para visitar. (comparando com outros destinos na Europa).

O que visitar no Porto Portugal?

A cidade do Porto é bem pequena comparada com outras capitais espalhadas pelo mundo, é muito fácil descobrir os principais pontos turísticos a pé.

O transporte público na cidade funciona muito bem e o melhor de tudo é que está tudo no nosso idioma, não é mesmo?

No centro da cidade, você pode visitar a Avenida dos Aliados, mundialmente conhecida por ser a avenida mais curta do mundo. Aqui é onde acontecem grandes aglomerações de pessoas para grandes eventos como celebrações de vitória do time de futebol do Porto e shows durante o verão.

Ainda no centro também temos a Rua Santa Catarina (principal rua de comércio da cidade), Mercado Bolhão (mercado municipal da cidade) e Rua da Galeria de Paris (local com bares e restaurantes e vida noturna) a Cafeteria Café Majestic (local famoso no Instagram)

Tudo isso sem contar as atrações turísticas, parques e as diversas igrejas da cidade.

Confira mais abaixo na lista mais razões para visitar Porto Portugal.

Vista do Mosteiro da Serra do Pilar – Vila Nova de Gaia para o Porto

Porto é um local seguro?

Com toda certeza que sim! Como eu disse acima, eu morei lá por algum tempo e sempre me senti segura para sair e realizar todas as minhas obrigações cotidianas ou realizar turismo sozinha.

 Inclusive quero ressaltar que o Porto é um local seguro para todos os tipos de turistas: para quem viaja em família ou para mulheres que viajam sozinhas.

Você também notará essa segurança ao frequentar uma das praias ou aproveitando a vida noturna, que definitivamente é super agitada.

Justamente por ser carioca, a sensação de caminhar sem medo pelas ruas também é uma das principais razões para visitar Porto Portugal.

Passeando na Ribeira do Porto com Vila Nova de Gaia ao fundo.

Qual é a melhor época do ano para visitar o Porto Portugal?

Sob o meu ponto de vista, primavera ou outono. Durante esses meses a cidade está mais vazia comparada com o verão e mais agradável para passeios externos comparando com o inverno.

Durante a primavera os dias são mais longos e com temperaturas amenas, que facilitam o turismo a pé na cidade.

Sem contar que durante o verão os preços ficam mais elevados e fica um pouco mais complicado aproveitar algumas atrações turísticas devido às filas.

Já durante o outono, dá para curtir as mudanças na estação do ano, observar as folhas em diversos tons e sem contar as cores fascinantes que tomam conta do céu.

A cidade do Porto é linda em qualquer estação do ano e independente da estação do ano que você escolha, tenho certeza que você terá uma experiência incrível.

Passeio de barco no Rio Douro no verão

Lista das principais atrações turísticas para visitar no Porto.

  • Centro da Cidade
  • Ribeira do Porto e de Vila Nova de Gaia
  • Ponte D. Luis I
  • Passeios de barco no Rio Douro
  • Caves de vinhos
  • Torre dos Clérigos
  • Sé do Porto
  • Mosteiro da Serra do Pilar
  • Palácio da Bolsa
  • Estação São Bento
  • Capela das Almas
  • Livraria Lello e Irmão
  • Teleférico em Vila Nova de Gaia 
  • Andar de Bonde
  • Parque da Cidade
  • Estádio do Dragão (jogos de futebol)
  • Sea Life – Oceanário do Porto (para crianças)
  • Praia de Matosinhos
  • Forte São Francisco do Queijo
  • Rua da Galeria de Paris (vida noturna)

Confira algumas fotos da cidade do Porto e descubra você razões para visitar Porto Portugal.

Por outro lado, decidi dividir o artigo em duas partes para que a leitura nao se torne muito cansativa.

Para saber mais sobre as principais atrações turísticas para visitar em Porto Portugal, clique aqui.

Curioso para saber mais sobre outras capitais no mundo? Confira aqui um lista de alguns destinos que separei e que acho que você terá interesse de ler.

Lisboa: Dicas para conhecer a Capital Portuguesa

O que fazer de graça em Londres ?

O que fazer em Bangkok?

São Paulo: 12 Dicas de turismo com crianças

Descubra o Recife antigo

Dicas de outras capitais pelo mundo

Se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos ou alguém que esteja planejando uma viagem para Portugal.

Leia também nossos outros artigos.

Similar Posts

16 Comments

  1. Adoro Porto em Portugal e concordo dom sua lista de razões para visitar a cidade. Sempre tenho vontade de retornar por lá.

  2. Sem dúvidas há muitas razoes para visitar Porto em Portugal, eu diria que uma das que mais me encantam é saborear a comida portuguesa. Bjo Moises

  3. eu já tinha motivos suficientes para querer visitar Porto em Portugal. Porém, ao ler seu post, tive mais do que Razões suficientes para Visitar o Porto! Obrigada!

  4. Concordo com você, é difícil não se apaixonar pela cidade. Passamos 3 dias na cidade e amamos, com certeza voltaremos pois ainda temos muito o que fazer no Porto.

  5. Aaah, que delícia de post! As razões para visitar o Porto são com certeza maravilhosas e só aumentou ainda mais a minha vontade de conhecer Portugal inteiro! Dicas todas anotadas e espero usá-las muito em breve!

  6. Nossa com tantas coisas pra fazer só 3 dias é o suficiente pra Porto? Adorei seu post sobre Razões para visitar Porto. Deve ser sensacional! Morro de vontade de conhecer a Terrinha dos meus antepassados.

  7. Adorei seu post sobre as razões para visitar Porto, realmente a cidade é incrível e merece uma visita. Já fui e quero muito voltar.

  8. Se eu tinha dúvidas sobre visitar Porto, agora já não tenho mais. Inclusive pretendo visitar Portugal em breve e lendo o seu post fiquei ainda mais animada 😃

  9. Concordo com você! Vale muito a pena visitar o Porto. Essas razões me deram até vontade de voltar. kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.