Comidas Típicas Natalinas em Londres

Foto destaque do artigo
Foto do autor

Jessica Soares

26/11/2024

Muitas pessoas têm a curiosidade de saber como é celebrado o natal ou as festas de fim de ano em outros países.

Portando no artigo de hoje, você vai saber como é celebrado o Natal no Reino Unido e claro saber quais são as principais comidas típicas natalinas em Londres.

Londres é uma cidade multicultural e você vai encontrar diversas opções de comidas típicas natalinas de muitos países do mundo, mas se você quiser realmente saber mais sobre a cultura britânica, veja abaixo uma lista com os 5 principais itens que não podem faltar na casa de um britânico durante o natal.

Como é o jantar e almoço tradicional de natal no Reino Unido?

Geralmente o tradicional jantar de Natal inclui peru recheado com ervas finas, purê de batatas, Gravy (um tipo de molho super tradicional aqui), molho de cranberry e legumes assados.

Quais são as principais comidas típicas natalinas encontradas em uma casa em Londres?

  • Mince Pies
  • Christmas Pudding
  • Brussels Sprouts
  • Parsnip
  • Mulled Wine

Os nomes estão em inglês mas irei explicar abaixo para que você consiga entender o que é cada um deles e de que eles são feitos.

Além desses citados acima, você também encontrará na mesa britânica o peru, molhos e muitos vegetais assados.

Mince pie – Tradicionais tortinhas de natal

Mince Pies – Tortinhas de Natal | Reprodução Internet

A razão pela qual o Mince Pie (torta de picadinhos) é que no passado ela costumava ser recheada com carne de carneiro, carne de vaca, coelho, porco ou qualquer outro tipo de caça. As tortas de carne moída foram servidas pela primeira vez no início da Idade Média, algum tempo depois a carne foi substituída por frutas picadas e um líquido conservante (brandy).

Atualmente, os ingredientes clássicos das tortas de carne moída são maçãs, cascas de frutas cítricas cristalizadas, passas, açúcar, conhaque e especiarias como canela, gengibre, pimenta da Jamaica e noz-moscada.

Vale destacar que a maioria das pessoas gostam de consumir a Mince Pie (torta de carne moída) quente, mas você também pode consumir fria ou em temperatura ambiente

Ainda podemos consumir a tortinha acompanhada de sorvete, creme de chantilly ou até mesmo um iogurte grego.

Pudim de Natal – Christmas Pudding

Christmas Pudding – Pudim de Natal | Reprodução Internet

Nenhum Natal britânico está completo sem um pudim de Natal. Esse tradicional pudim não tem nada a ver com o nosso tradicional pudim brasileiro. O pudim brasileiro aqui no Reino Unido é chamado de Flan, enquanto o tradicional pudim de natal possui 13 ingredientes bem característicos.

Assim, cada um desses ingredientes representa a Santa Ceia , com Jesus e os seus 12 discípulos.

Esse pudim de Natal possui uma massa escura, pegajosa e densa, mais parecida com um bolo de frutas, os ingredientes incluem: passas, groselhas, sebo, açúcar mascavo, farinha de rosca, cidra, casca de limão, casca de laranja, farinha, especiarias mistas, ovos, leite e conhaque fornecendo assim um sabor profundo e complexo.

Vale destacar que o pudim de Natal originou-se como um mingau do século XIV e era chamado ‘frumenty’. Antigamente era feito de carne de carneiro com passas, groselhas, ameixas, vinhos e especiarias. A sua textura mais se assemelhava com uma sopa e geralmente era servido como uma refeição para as pessoas de jejum em preparação para as festividades de Natal.

Embora o pudim seja sem dúvida a estrela, ele tem uma consistência estranha para aqueles que não estão acostumados e também é considerado seco. Dessa forma, é recomendado que você inclua algo para acompanhá-lo, seja um creme de chantilly ou uma bola de sorvete de baunilha. Com certeza você terá uma experiência muito melhor com esses sabores combinados.

Couve de Bruxelas – Brussels Sprouts

Brussels Sprouts – Couve de Bruxelas | Reprodução Internet

Os supermercados vendem aproximadamente 750 milhões de couves de Bruxelas individuais na época do Natal e justamente por isso esse vegetal é altamente associado a uma comida típica natalina.

Vale lembrar que esse vegetal é encontrado com abundância na Europa nesta época do que pode crescer em temperaturas bem baixas. Ele tem o nome de couve mas pertence à família dos repolhos e tem um sabor adocicado e uma textura única.

Geralmente eles são consumidos assados acompanhados de diversos sabores de molho e bacon.

Veja também:

Pastinagas – Parsnip

Parsnip – Pastinagas | Reprodução Internet

Esse vegetal é nativo da Eurásia (Europa e Ásia) sendo cultivado desde os tempos romanos. Eles podem ser consumidos crus, mas geralmente são assados, cozidos, fritos ou cozidos no vapor. As pastinagas têm uma casca fina e bronzeada que normalmente é removida antes do uso, revelando a polpa branca por baixo.

Geralmente as pastinagas são colhidas no outono e no inverno e são um vegetal popular em climas frios em partes da Europa e da América. Eles são frequentemente considerados uma parte essencial de um assado tradicional do Sunday Roast (comida tradicional britânica consumida aos domingos).

Às vezes confundido com uma cenoura branca, o vegetal é semelhante em aparência e textura, mas tem um sabor distinto. Vale destacar que esses vegetais de raiz em forma de cenoura de cor creme que são membros da família da salsa e no passado já foram utilizados para adoçar comidas por seu sabor adocicado quando assado.

Vinho Quente – Mulled wine

Mulled wine – Vinho Quente | Reprodução Internet

O Mulled Wine é na realidade um vinho aquecido com adição de açúcar e especiarias, bebido quente como uma bebida tradicional de inverno em diversos países:

Esse tipo de bebida é facilmente encontrada nas feirinhas de natal espalhadas pelo país e também nas casas dos britânicos. No Brasil temos uma bebida similar e com o mesmo propósito de esquentar do clima frio de inverno, o nome dessa bebida é Quentão, muito consumido em festas juninas Brasil afora..

Segundo os especialistas, o melhor vinho tinto para fazer o vinho quente é Merlot, Zinfandel ou Garnacha (também chamado de Grenache).

Vale destacar que estes vinhos têm uma tonalidade mais escura, são frutados e encorpados, facilitando o processo artesanal da produção do vinho.

Geralmente possui uma combinação de laranja, limão, canela, noz-moscada, semente de erva-doce (ou anis estrelado), cravo, cardamomo e gengibre. Os temperos podem ser combinados e fervidos em uma calda de açúcar antes que o vinho tinto seja adicionado, aquecido e servido.

Existem outras variações que incluem a adição de conhaque ou vinho de gengibre, vale a pena experimentar.

Um excelente acompanhamento para o vinho quente são o Blue Cheese ou queijo azul, Stilton, Gorgonzola, Cheddar, nozes, Gruyère e Emmental.

Me conta aqui embaixo se você já conhecia ou se já experimentou algum deles?

Curtiu esse artigo? Que tal compartilhar ele com algum amigo ou parente que esteja planejando visitar a cidade de Londres.

Aproveito para lhe convidar a ler nossos outros artigos que são super interessantes e estão disponíveis aqui em nosso website.

Leia também: