Crianças com Autismo em Londres

Foto destaque do artigo
Foto do autor

Jessica Soares

26/11/2024

Crianças com Autismo em Londres | Saiba todas as informações sobre crianças com Autismo em Londres

Esse é um artigo dedicado a todas as mamães que possuem crianças com autismo ou com alguma outra necessidade especial para receberem ajuda com tratamentos e informações sobre escolas em Londres. Sei que muitas mães como eu passam ou vão precisar passar por esse processo de medo, insegurança e superação assim que recebemos o diagnóstico de nossos filhos.

Gostaria de destacar que esse é um artigo super pessoal, onde irei dividir com vocês tudo que aprendi e aprendo para lidar com meu filho que tem autismo aqui em Londres. Vou esclarecer algumas questões sobre atendimento médico e escolas.

Existe preconceito com crianças com autismo em Londres?

Sim e não. Sim, vejo olhares suspeitos, principalmente por parte dos pais quando as crianças estão brincando juntas. Com relação às crianças tem também, mas não de uma forma proposital, muitas vezes eles apenas não se conectam com as crianças e arrumam outra coisa para fazer.

E não, já que aqui no Reino Unido existem tantas crianças com necessidades especiais ou algum tipo de deficiência que as escolas ensinam as crianças “”normais” a terem mais paciência, aceitação e compaixão com o outro.

Qual é o primeiro passo para descobrir o autismo?

Procurar ajuda médica ou algum especialista para lhe fornecer o diagnóstico correto. Atualmente o autismo possui diversos nomes e siglas diferentes e para começar um tratamento ou receber ajuda é necessário descobrir o quanto antes.

O que é autismo?

Autismo é uma deficiência no desenvolvimento no cérebro.A grande maioria das pessoas com autismo possuem dificuldades na comunicação, movimentos repetitivos, comportamento e interesse por texturas, cores e sensações diferentes. Alguns têm grande dificuldade de aprender, se movimentar ou até mesmo prestar atenção em algo por muito tempo, enquanto outros são considerados gênios especialmente com números.

Qual a diferença de uma criança com autismo?

Ser uma criança autista não quer dizer uma doença, apenas que seu cérebro trabalha de uma forma diferente das outras pessoas. Não é algo que você pega em algum momento da vida, e sim algo que você nasce e aprende a conviver com ela para o resto da vida.

O autismo pode ser diagnosticado em qualquer idade, mas geralmente começa a dar sinais a partir dos 2 anos da criança.

O que causa o autismo?

Ninguém sabe ao certo a resposta certa para essa pergunta, muitos cientistas acreditam que seja um combinação genética e não genética, além de influências externas que contribuem para o resultado final. Existem sim fatos comprovados que aumentam os riscos como idade avançada dos pais, uma outra gravidez com pouco espaço de tempo entre uma gestação e outra, algum dos pais ou familiares possuir autismo mesmo que não diagnosticado, nascimento prematuro, gêmeos ou algumas dificuldades na hora do parto.

Como eu descobri o autismo no meu filho?

Aos 18 meses, meu filho tinha dificuldades para falar, não formava frases e na maioria das vezes apenas apontava para aquilo que ele queria. Levei ao medico (clínico geral) e o mesmo me informou que meninos levavam mais tempo para falar e que por falar dois idiomas em casa ele estava levando mais tempo que o normal para aprender.

Aos 2 anos levei de novo ao clínico geral que mais uma vez me disse que eu não precisava me preocupar. Com 2 anos e meio ele começou na pre-school e uma das professoras levantou a questão dele ter autismo ou ter algum problema de audição.

A professora também me passou alguns contatos para entrar em contato e assim comecei o processo para tentar ajudar meu filho.

Ajuda com o Autismo em Londres

Uma assistente social veio até a minha casa após o contato com o council (espécie de prefeitura do bairro), ela trouxe muitos papéis para que eu pudesse preencher sobre todos os aspectos do dia a dia e da rotina do meu filho. Ela me informou que havia colocado o nome do meu filho na lista de espera para o atendimento com o pediatra.

Diferentemente do Brasil, aqui nas clínicas da família, temos acesso somente ao clínico geral e aos enfermeiros. Qualquer exame ou médico especialista é necessário que algum médico ou assistente social faça o requerimento da consulta e a confirmação de tudo isso, você receberá em casa por correio.

Cerca de 2 semanas depois da visita da assistente social, recebi uma carta pelo correio com o dia e o local marcado para a consulta com o pediatra. O único problema era que ainda tínhamos que esperar 9 meses para o dia da consulta.

O diagnóstico

No dia marcado, o médico olhou para meu filho, tentou chamar atenção dele de alguma forma e meu filho simplesmente não o olhava no olho, parecia que não estava ouvindo o que ele dizia, chorou muito e não falou mais que 3 palavras.

O médico conversou conosco que ele estava apresentando sinais de ASD que em inglês significa autism spectrum disorder e que talvez pudéssemos marcar outra consulta quando ele estivesse mais velho para termos a certeza.

Na mesma hora meu marido disse que preferia ter o diagnóstico agora para começarmos a ajudá-lo o quanto antes do que esperar e perder a oportunidade.

Com o diagnóstico em mãos, o pediatra nos informou o que eu deveria fazer e registrá-lo em sites e órgãos do governo para que ele passasse a receber ajuda na escola também.

Saímos de lá arrasados mas com a esperança de proporcionar o melhor para o nosso filho depois disso.

Ainda bem que fizemos isso, porque atualmente a fila de espera para uma consulta com o pediatra leva em média de 2 anos ou mais depois do lockdown.

Como funciona a ajuda para crianças com autismo em Londres?

Com o diagnóstico em mãos, fiz uma cópia e levei na secretaria da escola do meu filho. Eles marcaram um horário com a SENCO (pessoa responsável por cuidar/tratar crianças com alguma dificuldade na escola) e juntas preenchemos um formulário para que ele tivesse ajuda extra na escola.

Meu filho começou a receber ajuda quando começou o reception, após voltarmos do lockdown. Ele tem ajuda de uma professora exclusivamente para ele, além de todos os funcionários serem mais tolerantes com ele.

Ele recebe visitas da assistente social e dos órgãos do governo na escola para acompanhar o desenvolvimento dele a cada 6 meses, fez algumas aulas com fonoaudióloga, fez alguns exames de vista e de audição 1x ao ano para verificar se houve alguma alteração.

Agora que ele está com 7 anos, já foram encerrados os exames de vista e de audição, pois foi constatado que ele não possui nenhum problema em nenhum dos dois, assim como as aulas com a fonoaudióloga, já que o vocabulário e a fala dele já melhorou bastante.

As visitas de responsáveis do governo continuam acontecendo e vão permanecer por até o final da escola primária, bem como a ajuda dos professores e da escola.

Como preencher o EHCP ?

Este documento é necessário para todas as crianças que precisam de ajuda extra na escola. EHCP que inglês significa Educational, Health and Care Program – Este é o documento oficial que descreve qual o tipo de necessidade a pessoa precisa, além de contribuir com uma ajuda de custo para a escola de até £6000,00 por ano.

Esse programa foi desenvolvido para ajudar as crianças ou jovens de até 25 anos que tenham ou precisem de ajuda devido algum tipo de deficiência mental, física ou motora.

Não é fácil conseguir, portanto junte todos os documentos que provem o que você está solicitando como reports recebidos da escola no final de cada ano letivo, cartas com consultas marcadas, o diagnóstico e qualquer outra informação que agregue sobre o caso do seu filho (a).

Quanto tempo demora o processo para solicitar o EHCP?

Geralmente leva cerca de 20 semanas da data do início do processo até você receber uma resposta, seja ela positiva ou negativa.. Se sua resposta for negativa, ainda há chances de recorrer e tentar de novo.

Existem escolas especiais para crianças com autismo ou alguma outra deficiência em Londres?

Sim existem diversas escolas especiais dedicadas somente a crianças com autismo e/ou alguma outra deficiência seja ela motora, física ou mental. Essas escolas são preparadas e com funcionários especializados para atender e ajudar seu filho (a) da melhor forma possível.

Dependendo do grau da deficiência ou do autismo, as crianças podem frequentar escolas normais junto com as outras crianças.

Meu filho estuda em uma escola comum e essa foi a melhor opção para ele. Cada caso é diferente e mesmo que seu filho (a) não receba a vaga imediatamente em uma escola especial, ele/ ela irá receber atenção especial e toda a ajuda necessária gratuitamente.

Preciso pagar por algum tratamento para autismo em Londres?

Geralmente não. As consultas médicas, exames, fonoaudiologia, tratamentos e acompanhamentos são feitos através da escola, do GP ou do council são gratuitos. Porém infelizmente existe fila de espera para o atendimento e caso você precise pode realizar qualquer desses procedimentos em hospitais privados ou utilizando o plano de saúde privado.

Após a pandemia do Covid-19, as filas de espera aumentaram para um prazo mínimo de 2 anos, existe um programa do governo que está tentando diminuir e agilizar esses atendimentos.

Se você deseja saber mais sobre escolas em Londres, informações como funciona matrícula escolar, como funciona o NHS e outras informações sobre a vida de uma imigrante em Londres, confira nossos outros artigos.

Curtiu esse artigo? Que tal compartilhar ele com algum amigo ou parente que esteja planejando visitar a cidade de Londres.

Aproveito para lhe convidar a ler nossos outros artigos que são super interessantes e estão disponíveis aqui em nosso website.

Leia também