Nossa Mudança do Brasil Para Portugal

Eu sempre tive o sonho de morar em outro país, desde pequena quando assistia filmes na TV eu sonhava com aquela experiência de vida no exterior mostrada nos filmes. Ainda durante a infância algumas das minhas tias se casaram com GRINGOS (um Italiano, um Nicaraguense e o outro Argentino) e duas delas foram morar fora. Ou seja, elas estavam vivendo o meu sonho e eu vi de perto acontecer com alguém da minha família. Entendi que era possível realizar meu sonho se eu lutasse para conquistá-lo!
Sem contar que sempre me encantei em ouvir eles (meus tios) falando outro idioma, adorava ouvir as histórias vividas no país deles, aprender mais sobre a cultura e a gastronomia. Como passei a ter mais convívio com outras culturas, o sonho já não parecia mais ser tão distante e cada ano que passava eu sentia que estava um passo mais perto de realizá-lo!.
Escolhi a minha profissão com base nisso, Turismo, e no trabalho conheci meu marido.
Ele já havia feito intercâmbio nos EUA por 4 anos e tinha acabado de voltar de uma temporada da Europa onde estava visitando a família dele por parte pai.
Logo no início do nosso relacionamento ele já havia manifestado o interesse de voltar a morar fora do Brasil. Em um primeiro momento fiquei pensando como seria morar longe dos meus familiares, mas o sonho de menina em morar fora falou mais alto e eu não perdi a oportunidade.
Planejamento da Mudança Para Portugal
Passamos meses conversando sobre a possibilidade da mudança mas ainda não tínhamos uma data definida. Quando finalmente escolhemos a data da nossa viagem, levamos apenas 3 meses até o dia do nosso embarque.
Nosso primeiro passo foi comprar as passagens e a partir daí começamos a resolver todas as questões burocráticas para realizá-las. Nossa filha tinha apenas 18 meses na época. Demos entrada nos passaportes, começar a vender tudo que poderíamos vender da nossa casa.
Na época, estávamos mais preocupados em vender o máximo que conseguirmos para nos livrar da dor de cabeça de realizar uma mudança dos itens que sobraram para a casa da minha mãe no Rio de Janeiro. - Tendo em vista que morávamos na cidade de Teresópolis, cidade serrana localizada a cerca de 1h de distância de carro do Rio de Janeiro.
Não conseguimos vender tudo da forma como esperávamos, mas conseguimos vender os móveis grandes como armários, geladeira, fogão e mesa de jantar. Mas mesmo assim tivemos que pagar uma mudança para levar tudo o que sobrou. Essa parte tenho que confessar que foi a fase mais estressante de toda a preparação para a mudança para Portugal.
As nossas passagens nos davam direito a levar 2 bagagens despachadas de 32kg cada + 10 kg de bagagem de mão por pessoa. Fiz muitas escolhas erradas do que levar nessa primeira mudança e não dei a prioridade para itens essenciais como toalhas e lençóis.
Fizemos duas festas de despedidas antes da viagem para dar aquele último abraço em nossos familiares e pegamos nosso voo direto com destino ao Porto.
Chegando no Porto em Portugal
A família do meu marido é portuguesa e ele já tinha o passaporte português quando chegamos. No aeroporto, passamos todos juntos na imigraçã. Vale destacar que eu e a nossa filha estávamos apenas com o nosso passaporte brasileiro em mãos e passamos sem problemas pois ele estava conosco.
Os tios dele foram nos buscar no aeroporto e ficamos hospedados na casa deles por uns dias. Desde que chegamos eles conversaram bastante conosco sobre os próximos passos, falando quais os documentos que precisaríamos dar entrada como por exemplo realizar a nossa inscrição nas Finanças (que seria algo com um CPF brasileiro). Também nos levaram para fazermos a nossa inscrição no posto médico e conseguir um médico de família. Sem contar que eles nos levaram para conhecer a cidade, falando sobre quais bairros deveríamos evitar, falaram sobre escolas, mostraram como encontrar coisas básicas no mercado com nome diferente e preciso dizer que esse apoio inicial foi essencial para a adaptação da nossa família em Portugal.
Alugando Nosso Apartamento em Portugal
Chegamos em Portugal em Junho de 2010, logo após a grande crise financeira mundial de 2008, os preços de casas e apartamentos estavam bem abaixo do preço do valor de mercado pois muitas pessoas não conseguiam honrar seus compromissos de pagamento e acabaram devolvendo os imóveis para o banco.
Já no segundo dia que estávamos em terras lusitanas, agendamos 4 ou 5 imóveis para visitar. Nos dias seguintes visitamos também imóveis chamados de retoma de banco e ficamos tentados a comprar um apartamento com vista para o Rio Douro. A imobiliária disse que o valor era de 40 mil euros mas que o banco aceitaria 30 mil euros e nós tínhamos o dinheiro para comprar.
Pensamos que poderia ser uma oportunidade, já que o imóvel valeria muito mais depois, mas preferimos dizer que iríamos pensar. No caminho para casa ficamos pensando que não poderíamos gastar o dinheiro todo de uma vez e também notamos que o apto não tinha elevador e eram 6 lances de escada até a porta de entrada. Subir várias vezes no dia com uma criança de colo ou com compras de mercado não seria fácil.
Neste mesmo dia vimos alguns outros imóveis, alguns bons e outros nem tanto. Levamos cerca de 1 semana para achar nosso apartamento e o melhor de tudo era que localizado próximo a casa dos tios, era mobiliado e o contrato foi feito diretamente com o dono do imóvel.
Antes de sair para visitar o imóvel, o tio do meu marido disse: Leve um dinheiro equivalente para cobrir o valor de 2 meses de aluguel, assim se você gostar do local já garante que seja seu. O anúncio no site estava cobrando 500 euros por mês e no meio da conversa conseguimos que ele baixasse o valor e nos alugasse por 450 euros por mês.
E como o tio do marido havia nos orientado, pagamos o equivalente a dois meses do valor na hora e ele ficou de fazer o contrato da locação e entrar em contato no mesmo dia. No fim do dia ele ligou com o contrato pronto, assinamos e pegamos as chaves no mesmo momento.
Foi um alívio imediato, e pudemos finalmente dar início ao nosso sonho de morar em outro país.
Documentos Exigidos Para a Locação do Imovel em Portugal?
Como nosso contrato foi realizado diretamente com o proprietário, as exigências para o aluguel foram menores do que se tivéssemos alugado o imóvel através de uma imobiliária. Ele pediu para ver os originais e cópias dos seguintes documentos:
- Bilhete de Identidade Portugues BI
- Passaporte das pessoas que iriam morar no local
- Comprovante de Residência - Como não tínhamos um, fomos até a Junta de Freguesia do Bairro e pedimos um certificado de que estávamos morando no país com a data de entrada que constava no passaporte.
- Um Contato ou Referência - No nosso caso, foi o tio do meu marido e ele também precisou mostrar e tirar uma cópia do BI dele.
- Uma Conta Bancária
- Um Telefone de Contato Português
- Número de Finanças - Documento que funciona como o CPF do Brasil em Portugal.
Vale destacar que as imobiliárias podem exigir mais de um contato, mais de um documento de identificação civil, podem exigir a realização de seguros para garantir a integridade do imovel ou ate mesmo para manter o dinheiro do depósito a salvo e uma quantia estipulada por eles para verificar se existe algum impedimento que impossibilite o aluguel para o solicitante.
Isso pode acontecer se a pessoa tiver algum problema em outro imóvel, não tiver pago corretamente suas dívidas, ou se a pessoa tem passagem pela polícia.
Fique atento às exigências e aos valores cobrados pois há quem diga que atualmente em Portugal existem imóveis que estão cobrando o valor equivalente entre 3 ou 6 meses de aluguel para conseguir alugar um imóvel por lá.
Atenção aos golpes de anúncios de internet, nunca forneça seus dados pessoais ou informações relevantes para terceiros. Caso alguém diga que trabalha em determinada imobiliária vá até o local para assinar os documentos e realizar pagamentos. Prefira pagamentos feitos através de transferências bancárias para ter em mãos todos comprovantes de pagamentos.
Confira aqui nossos outros artigos sobre mudança internacional e de como começar sua vida em um outro país. Nós temos muitos artigos dedicados a esse tema aqui em nosso website e também em nosso aplicativo.
Baixe aqui nosso aplicativo para ficar por dentro de todas as informações relevantes à mudança internacional.
Leia também:
- Como Planejar Sua Mudança Para Outro País?
- O Que Levar Na Mala em Uma Mudança Internacional?
- Como Tirar a Carteira de Motorista na Espanha?
- Como Tirar a Carteira de Motorista em Portugal?
- Como Tirar a Carteira de Motorista no Reino Unido?
- Como Ter um Credit Score no Reino Unido?
- Credit Score em Portugal
- Como Trocar a CNH Brasileira Pela Portuguesa
- Como Se Preparar Para a Prova de Motorista em Londres
- Como Escolher Uma Boa Auto Escola em Londres?
- Quanto Custa Tirar a Carteira de Motorista em Portugal?