Este artigo tem como objetivo tirar algumas dúvidas dos leitores enviadas através de emails e mensagens. Vale destacar que de maneira nenhuma temos o objetivo de incentivar imigrantes a optarem por morar ilegalmente em qualquer país e nos isentamos de qualquer responsabilidade sobre as decisões de terceiros.
Imigrantes Ilegais em Londres | Dicas | Vida de Imigrante
As informações a seguir são relatos de amigos/conhecidos e claro, alguns de experiência própria (deixaremos claro todas as opções no blog).
O que você vai ver aqui
Brasileiros podem morar legalmente no Reino Unido?
Sim, existem diversos tipos de vistos disponíveis, entre os mais comuns estão a permissão de residência, visto de estudante, visto de trabalho e o visto de turista.
Como funciona o visto de turista no Reino Unido?
Brasileiros com passaporte válido ao ter sua entrada aprovada pela imigração, recebem um carimbo em seu passaporte informando o tempo aprovado de permanência no país. Geralmente o tempo é de 90 dias corridos podendo ou não ser estendido para 180 dias.
Vale lembrar que esse processo não é automatico e se em seu passaporte estiver mencionado 90 dias, após esse período você estará ilegal no país.
Como conseguir visto de estudante em Londres?
Existem centenas de escolas de intercâmbio no Brasil e no mundo que oferecem pacotes que resolvem toda a burocracia da solicitação do visto de estudante incluindo hospedagem, o curso de inglês com o período determinado no ato da compra e algumas empresas também oferecem passagens aéreas.
Vale lembrar que a melhor opção é sempre resolver tudo no Brasil, antes de embarcar para ter todos os documentos necessários em mãos e evitar qualquer tipo de problema ou contratempo ao passar pela imigração.
Obs: Não iremos deixar qualquer nome de curso ou de empresas que realizam esses serviços já que esse artigo tem como objetivo esclarecer dúvidas e não realizar propagandas.
Como conseguir um visto de trabalho em Londres?
Em Londres, assim como nas grandes capitais do mundo, é possível conseguir visto de trabalho temporário e permanente antes mesmo de estar no país. Não é fácil de conseguir mas não é impossível.
A melhor opção neste caso é buscar por oportunidade de trabalho em algum dos muitos sites de emprego disponíveis e se candidatar às vagas. Lembre-se de ter em mãos um CV em inglês (existem milhares de opções online), estar disponível para entrevistas, telefonemas e viagens, além claro de ter em mãos a documentação solicitada pela empresa. Geralmente a empresa se encarrega de agilizar seu visto caso necessário.
Relato pessoal: Meu marido conseguiu realizar entrevistas de emprego de 4 empresas diferentes enquanto ainda estávamos no Brasil, antes mesmo de pensar em comprar a passagem aérea. Ele passou por diversos processos seletivos, ao final a empresa perguntou se ele precisava de visto para ele ou para a família e quando ele teria disponibilidade para começar a trabalhar. Alguns dias depois ele recebeu o contrato de trabalho com a data mencionada, embarcou e hoje temos uma vida e mais de 10 anos morando aqui.
Como conseguir o primeiro emprego em Londres?
O primeiro passo é aplicar para as vagas online ou até mesmo daquela antiga maneira de imprimir vários currículos e ir deixando cada um deles de empresa em empresa. Coloque sempre que você está buscando uma nova oportunidade no seu novo país.
Alguns brasileiros se sentem intimidados na hora da entrevista e acabam optando por começar a trabalhar com brasileiros em um primeiro momento. Busque por informações em grupos de facebook da região, pergunte sobre a reputação da pessoa ou da empresa, mas tenha cuidado ao confiar nas pessoas. É muito comum ver relatos de brasileiros sendo passado para trás ou que tomaram golpes de outros brasileiros. Portanto quando a esmola é demais, DESCONFIE SEMPRE!
Como conseguir o primeiro emprego em Londres ilegalmente no país?
Definitivamente não recomendamos que você faça isso, mas caso você opte por fazer, existem algumas opções. Muitos brasileiros “ajudam” os recém chegados a Londres oferecendo aluguel de quartos compartilhados em uma mesma casa e também o tão sonhado primeiro emprego em Londres.
Os trabalhos mais comuns como primeiro emprego são na faxina, seja ela em residências ou escritórios, serviço de entrega, ajudante de cozinha, ajudante de obra e babá.
Esses serviços geralmente são pagos por hora trabalhada, algumas pessoas pagam seus funcionários no final do dia ou se houver algum acordo entre as partes, o pagamento pode ser realizado no final da semana ou do mês.
Vale destacar que esse tipo de trabalho não possui contrato de trabalho, portanto tenha cuidado ao realizar qualquer tipo de acordo com alguém e não ser passado para trás.
Posso trabalhar com visto de turista em Londres?
Na teoria NÃO, mas na prática acontece bastante. Precisamos lhe contar que depois do BREXIT tudo ficou mais difícil para todos os imigrantes independente de ele está COM ou SEM documentos.
Atualmente o governo está multando empresas e proprietários que contratam imigrantes SEM o documento necessário para morar ou trabalhar no país. Os valores das multas são bem altos, consequentemente as portas vão se fechando impossibilitando o trabalho de algumas pessoas.
Londres é uma cidade que funciona 24h por dia e todos os dias da semana e mesmo que muitas pessoas afirmem que não há empregos, existem sim muitas oportunidades de emprego e de subempregos em Londres. A diferença está na sua habilidade, do nível do seu idioma, do horário pretendido e da força de vontade de cada um.
Qual é a diferença entre emprego e subemprego em Londres?
Os empregos oferecem uma certa estabilidade ao seu funcionário, tais como trabalhar em horário comercial, folga aos finais de semana, contrato de trabalho e alguns benefícios aos seus funcionários e algumas vezes esses benefícios são estendidos para os familiares.
Já os subempregos são trabalhos realizados que em sua maioria são terceirizados. Por exemplo: Você chegou em Londres e decidiu buscar ajuda de empresas/ amigos para começar a trabalhar. Eles irão deixar você trabalhar, mas você não irá receber o valor total do seu serviço, leia o relato abaixo e entenda melhor como funciona um subemprego.
Relato de conhecidos: “Fui trabalhar fazendo faxina com outras 3 pessoas, limpamos um total de 6 casas no dia, recebi £12 por hora trabalhada e algumas semanas depois descobri que a dona da empresa cobrava £25 por hora trabalhada, me senti usada”
DICA: Se caso você optar por trabalhar assim, veja pelo lado positivo: você está aprendendo um serviço novo e completamente diferente de como esse serviço é feito no Brasil. Após esse período de aprendizado, busque por suas próprias oportunidades ou se isso lhe incomodar muito mude de profissão.
Chegar em um novo país não é fácil, e você irá passar por muitos desafios, mas não desista, basta correr atrás do objetivo que as coisas se encaminham da maneira correta.
Posso trabalhar com o visto de estudante em Londres?
Dependendo do seu visto, sim! Se no seu visto de estudante estiver mencionando “Work Experience” , você pode trabalhar. Atente-se apenas ao horário estipulado e o limite de horas que você poderá utilizar por semana ou por mês.
Caso seu visto esteja mencionando apenas o estudo da língua, infelizmente não terá a oportunidade de trabalhar legalmente. Isso não quer dizer que você não possa, apenas quer dizer que você não deve trabalhar.
Quanto é o salário mínimo no Reino Unido?
Na Inglaterra é comum ter dois preços de base para salário mínimo. Para jovens entre 18 a 22 anos de idade o valor é de £7.49 por hora e para pessoas acima de 23 anos é de £10.42
Qual é a média do salário mínimo em Londres?
A média é de £23.000.00 por ano sem contar hora extra ou outros benefícios Porém não é difícil encontrar pessoas com salários de £12.000.00 à £50.000.00 dependendo de suas habilidades e qualificações.
Quais são os documentos necessários para começar a trabalhar em Londres?
Os documentos necessários são NIN (National Insurance Number) que seria algo como o nosso CPF no Brasil, comprovante de residência, permissão para trabalhar e em alguns casos é necessário ter uma conta bancária.
Gostou desse artigo? Deixe nos comentários ou por email se você ficou com alguma dúvida ou se tem alguma sugestão.
Confira também nossos outros artigos sobre imigração
Veja também
Curtiu esse artigo? Que tal compartilhar ele com algum amigo ou parente que esteja planejando visitar a cidade de Londres.
Aproveito para lhe convidar a ler nossos outros artigos que são super interessantes e estão disponíveis aqui em nosso website.
Confira também nosso perfil nas mídias sociais: no Instagram: @turistandoemlondresoficial , Facebook @turistandoemlondres , Pinterest @turistandoemlondres & @batepapoblog Youtube @turistandoemlondres
Visite nossos outros sites: www.turistandoemlondres.com , www.travelrglobal.com , www.travelrmedia.com www.travelr.com.br