como abrir conta em banco em Londres

Como abrir uma conta de banco em Londres

Este artigo tem como objetivo ajudar pessoas que são recém chegadas em Londres ou que pretendem morar por aqui em breve.

Como abrir uma conta de banco em Londres | Como abrir conta de banco em Libras | Como abrir conta de banco internacional | Vida de imigrante | Vida no Exterior | Vida em Londres

Se você está pensando em se mudar para outro país ou se por acaso já está por aqui, um dos primeiros passos para se começar sua vida em outro país é abrir uma conta no banco.

Quando eu cheguei em Londres (há mais de 10 anos atrás) eu quis resolver todas as burocracias de uma vez antes mesmo de começar a turistar em Londres.

Confesso que não foi muito fácil no começo desbravar a vida em outro idioma, mas justamente por isso resolvi dividir aqui com vocês o passo a passo de como abrir uma conta de banco em Londres.

Vale destacar que tenho outros artigos sobre adaptação em Londres, já que eu tenho filhos resolvi dividir como é o processo de matricular crianças em Londres, gravidez em Londres e muitos outros. Se você tem interesse nesse assunto te convido a ler e saber mais sobre isso.

Como abrir uma conta de banco em Londres?

Vale lembrar que apenas pessoas que possuem o direito de residir no país conseguem abrir contas em bancos tradicionais em Londres.

Dessa forma, quando eu me mudei para Londres, eu precisei apresentar meu passaporte, um comprovante de residência e fazer um depósito de no mínimo £10 (dez libras).

Frequentemente eles também pedem o NIN – National Insurance Number que seria um documento que lembra o nosso CPF no Brasil.

O processo de abrir uma conta em Londres foi bem simples e rápido e não levou mais que 20 minutos.

O que o banco pergunta no momento de abrir uma conta em Londres?

À primeira vista eles apenas pedem para que você apresente seu passaporte (eu mostrei meu passaporte portugues), um comprovante de residência e se você tiver o NIN.

Ela me perguntou se queria abrir uma conta conjunta ou individual, me perguntou se eu já tinha emprego, também me perguntou há quanto tempo estava no país. 

Logo depois ela me perguntou se eu tinha a intenção de permanecer no país ou se eu tinha planos de me mudar em breve para outro local. Já que muitas pessoas abrem conta no banco por um determinado tempo, fazem empréstimos e depois voltam para o seu país ou até mesmo se mudam para outro país da União Europeia.

Vale destacar que a atendente me fez essas e algumas outras perguntas de cunho pessoal,  e logo em seguida me falou das opções de contas que o banco oferecia, me disse sobre as tarifas cobradas e perguntou se eu tinha interesse em alguma delas.

À princípio eu disse que tinha interesse na conta básica e gratuita que no momento ainda estava procurando por trabalho, não queria ter que pagar taxas e gastar minhas libras que havia trazido do Brasil.

Acredito que de acordo com a sua resposta eles podem aceitar ou não abrir sua conta no banco deles.

Ah! Eu abri minha conta no banco Lloyds e uso minha conta até hoje.

Qual é o melhor banco para abrir uma conta de banco em Londres?

Assim como no Brasil, o Reino Unido também possui diversas opções de banco para você abrir uma conta. 

O que diferencia cada uma delas é o serviço prestado ou até mesmo as tarifas cobradas.

Alguns bancos não te darão a opção de cartão de crédito assim que você abrir sua conta, veja aqui como pedir um cartão de crédito em Londres

Vale destacar os principais bancos no Reino Unido: Lloyds Bank, Barclays, Santander, HSBC, CITI, NatWest, Nationwide entre outros.

Segundo os especialistas, esses são os melhores bancos do Reino Unido, além de serem os mais seguros em questão de segurança na internet.

Como cadastrar sua conta do banco e utilizar pelo telefone?

No momento que você estiver abrindo sua conta com a atendente responsável do banco ela irá te perguntar se você deseja ter acesso ao banco no seu telefone.

Caso sua resposta seja sim, ali mesmo você irá criar um login e uma senha que te darão acesso a utilizar o aplicativo no seu telefone.

Vale lembrar que você pode baixar o aplicativo do banco no seu telefone utilizando o Android ou o IOS.

Você receberá uma carta em sua residência falando que o aparelho X fez login em sua conta e se você reconhece como seu. Logo após, terá algumas medidas de segurança como ligação do banco ou envio de um código para ser inserido no aplicativo.

O processo em si parece complicado mas te garanto que não é não, caso você não se sinta confortável com o idioma, você pode pedir um tradutor. Eles até podem não ter o tradutor assim que você chegar, mas você tem a opção de agendar um dia para abrir sua conta de banco em Londres com horário marcado e com uma tradutora presente.

Qual é o maior banco em Londres?

O maior banco em número de usuários é o Banco Barclays.

Vale destacar que em 2021 ele já havia batido a marca de mais de 48 milhões de clientes espalhados pelo mundo e em segundo lugar está o HSBC com mais de 40 milhões de clientes.

Qual é o banco mais fácil para abrir uma conta no banco em Londres?

Antigamente o Banco Barclays era considerado o banco mais fácil e menos burocrático para se abrir uma conta de banco em Londres.

Atualmente vejo pessoas reclamando online que eles andam exigindo mais documentos que o normal e também se negando a abrir conta para algumas pessoas.

Pouco tempo atrás eu vi posts do facebook reclamando de xenofobia em algumas agências que tinham como alvo uma lista de países que eles não abriam conta para esses cidadãos, deu tanta repercussão que acredito que ele tenha parado com isso.

Quanto tempo leva para o cartão do banco chegar em casa?

Geralmente após você abrir sua conta de banco em Londres, ele te darão o prazo de até 5 dias úteis para o cartão chegar até a sua residência.

Vale destacar que o meu cartão chegou com 2 dias e no dia seguinte chegou uma carta separada com um PIN (senha sugerida).

O cartão chega bloqueado e você deverá seguir as instruções escritas em sua carta para desbloqueá-lo.

Como desbloquear o cartão do banco em Londres?

Assim como foi dito acima, você deverá esperar chegar em sua residência o cartão de débito ou de crédito e em outra correspondência você receberá o PIN.

Com as duas cartas em mãos, você deverá entrar em contato com o número que vem colado no cartão, eles lhe farão algumas perguntas de segurança e logo após seu cartão será desbloqueado.

Como desbloquear o cartão do banco contactless?

Após o desbloqueio feito através do telefone, você deverá utilizar seu cartão utilizando a sua senha ou seu PIN na primeira compra. 

Caso seu cartão de crédito ou cartão de débito seja contactless ele automaticamente está pronto para o uso após a primeira compra feita com a senha.

Vale destacar que após 10 compras realizadas de modo contactless, sua próxima conta irá exigir que você ponha sua senha para que o banco saiba que é você mesmo que está fazendo suas compras.

Essa é uma medida de segurança que a maioria dos bancos aqui no Reino Unido utilizam.

Como fazer um internet banking?

Atualmente é muito fácil abrir contas em bancos em Londres ou em outros países do mundo. Eu mesmo abri uma conta em um banco do Brasil estando em Londres.

Vale lembrar que se você tiver os documentos necessários para isso é super simples e rápido abrir sua conta no banco.

Hoje a empresa Wise te possibilita abrir conta em diversos países sem você estar lá, ou seja para quem precisa de um número de conta na europa, nos Estados Unidos ou até mesmo na Turquia com uma única conta você pode receber pagamentos como se você tivesse conta em cada um desses países.

O processo é todo feito online, você manda seus documentos, comprovante de residência, dados do banco que você já tem e deseja receber o dinheiro. Logo após você solicita o cartão e paga uma taxa de £5 pelo cartão ou um depósito na moeda que eles te pedirem.

Vale lembrar, que você não precisa comprar euro para depositar euros, você faz uma transferência no valor que seria o valor desejado com a menor conversão do mercado.

Não estou fazendo propaganda do banco, até porque não estou ganhando nada por isso, só estou ensinando como fazer, já que eu também sou cliente e usuária para transferir dinheiro para o Brasil ou vice e versa.

Caso você queira abrir sua conta ou saber mais informações sobre o banco Wise, clique aqui.

Existem outros bancos internacionais pela internet, o C6 é um deles, mas já vi tantas pessoas reclamando do serviço que eu particularmente não recomendo.

Espero que você tenha gostado desse artigo, pois o único objetivo dele é realmente te ajudar nesse tão difícil recomeço de vida em outro país.

Se você ainda tem alguma dúvida, entre em contato conosco,será um prazer ajudar!

Leia também:

Como matricular crianças na escola em Londres

Informações importantes sobre crianças na escola em Londres

Como os locais aproveitam suas férias de verão na Europa

Remembrance Day – Broche vermelho

Como é celebrado o Halloween na Inglaterra

Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II

Como abrir uma conta no banco em Londres

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.