Halloween em Londres - Bate Papo Blog

Como é celebrado o Halloween em Londres Inglaterra

Descubra como uma imigrante viveu seu primeiro Halloween na Inglaterra e aprenda algumas curiosidades sobre a cultura local.

Turismo em Londres | Turismo na Inglaterra | Cultura Inglesa | Halloween na Inglaterra | Halloween no Reino Unido | Vida de Imigrante | Curiosidades morar em Londres

O Halloween infelizmente não é uma festa tão popular na Inglaterra ou no Reino Unido se compararmos ela com os Estados Unidos da América. Nós que somos brasileiros e crescemos assistindo filmes na TV falando sobre o tema, somos inundados com muitas informações e acabamos criando enormes expectativas quando vamos viajar ao exterior durante esse período do ano.

Nos mudamos para Londres em 2014 e confesso que o primeiro Halloween por aqui foi um pouco decepcionante, pois eu esperava encontrar muitos lugares decorados, mais pessoas fantasiadas pelas ruas e mais opções de entretenimento para todas as idades.

Felizmente haviam muitas opções disponíveis para comprar fantasias, acessórios e aquelas enormes abóboras em supermercados, lojas de rua e também online e o melhor de tudo é que todos tinham um preço super acessível e atrativo.  

Além de todas as opções acima mencionadas ainda existem muitas lojinhas de £1 (uma libra) onde é possível comprar doces e decorações de Halloween bem baratinho e dessa forma transformar nossa casa em um ambiente super diferente. Essas lojas também vendem aqueles baldinhos que as crianças carregam para pedir os doces de porta em porta.

Desde que me mudei para Londres, notei que o Halloween costumava ser um evento apenas celebrado por crianças fazendo o popular Trick or Treat (doces ou travessuras) de porta em porta na região de sua residência e com poucas opções de festas para adultos, felizmente agora os eventos de Halloween estão cada vez mais populares, a cada ano que passa vem ganhando mais eventos e popularidade entre os jovens e adultos que buscam experiências assustadoras e fora do comum para curtir a festividade com seus amigos.

Curiosamente alguns historiadores afirmam que o Trick or Treat inicialmente surgiu como um costume britânico no século 16 em partes da Inglaterra, Escócia e Irlanda com um nome diferente e se chamava Guising. 

Engana-se quem pensa que qualquer pessoa pode bater de porta em porta em busca de doces. Descobri que existem algumas regras em relação ao Halloween, não sei informar se essas regras se aplicam em outros lugares do Reino Unido ou do mundo, mas posso falar sobre o local onde vivo: LONDRES.

Em Londres, durante o Halloween apenas crianças de até 14/15 anos podem pedir doces na porta das pessoas, adultos ou jovens podem acompanhar as crianças mas NÃO devem pegar os doces oferecidos pelo anfitrião da casa, caso a criança precise de ajuda você como adulto poderá ajudar. 

A busca por doces NÃO acontecem em todas as casas, apenas casas decoradas para o Halloween com abóboras do lado de fora sinalizam que a casa oferece os doces às crianças.  Caso você bata na porta de uma casa que não está decorada é considerado falta de educação.

Todos os anos, eu saio para buscar doces com meus filhos e também decoro a minha casa para que as crianças venham pedir os doces na minha porta e em todos esses anos TODAS as crianças respeitaram todas as regras.  Algumas vezes eu ofereci mais doces e eles respondiam “No thanks, that ‘s enough” (não obrigada, já tenho o suficiente). 

Não podemos esquecer que estamos no Reino Unido onde a educação deles é característica forte do povo e reconhecida em todos os lugares no mundo. 

No Brasil somos alimentados quase que exclusivamente com a cultura americana através de filmes, séries e músicas. E infelizmente, mesmo que inconscientemente acreditamos que todos os outros países também possuem uma cultura similar, até entender na prática que cada país tem uma história e sua própria cultura. E nós que estamos morando ou visitando determinado país devemos pesquisar e aprender mais sobre o local.

Foi exatamente isso que eu fiz, comecei a pesquisar mais sobre o assunto e como tenho filhos pequenos, queria que eles vivessem a experiência do Halloween dos meus sonhos e dos filmes.

Descobri que é muito comum levar crianças para fazendas para colher e aprender a esculpir suas próprias abóboras, geralmente nessas fazenda são oferecidas festas infantis temáticas e decoradas para atrair um grande número de crianças.

A grande maioria desses eventos não possuem muita publicidade e se você deseja encontrar festas ou fazendas sua melhor opção seria buscar as informações online ou descobrir através de amigos.

Fazenda de abóboras PYO - O que fazer no outono em Londres - Bate Papo Blog
Fazendas para colher sua própria abóbora e decorar no Halloween / Reprodução Internet

Outro motivo pelo qual o Halloween não é muito popular no Reino Unido é que os britânicos possuem um outro evento super importante, que eu nunca havia ouvido falar antes. Esse evento se chama Guy Fawkes Day / Bonfire Night, e se você quiser saber mais sobre ele, aqui no blog tem um artigo dedicado à essa festa.

Essa festa é tão importante que ela é celebrada em todo o Reino Unido e também em todos os países que fazem parte da Commonwealth como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia. 

Você sabia dessa curiosidade?

Leia também nosso outro artigo A História do Halloween, Quem foi Jack Estripador e quem foram as Vítimas de Jack Estripador.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.