Jack the Ripper – Quem era Jack Estripador? | Quem foi Jack Estripador? | História de Londres | História do Reino Unido | Cultura Inglesa | Curiosidades Inglesas | Assassinatos feitos por Jack Estripador | Crimes do Jack Estripador em Londres | Tudo sobre Jack Estripador | Turistando em Londres | Turismo em Londres |
Jack The Ripper – Mais conhecido no Brasil como Jack Estripador foi um assassino que viveu em Londres, durante o período vitoriano e seus crimes chocaram o mundo da forma brutal em que eles aconteceram.
Vale lembrar que apenas 5 assassinatos foram confirmados e atribuídos a Jack Estripador e esses crimes aconteceram entre Agosto de 1888 e Novembro de 1892.
Por outro lado, é bom lembrar que durante esse período no bairro de Whitechapel aconteceram muitos outros crimes similares ao dele, assim ele acabou levando a culpa em mais crimes devido a pressão popular que acontecia na época. Dessa forma a polícia acabou atribuindo outros crimes além dos 5 principais ao Jack Estripador.
Ainda mais que infelizmente naquela época a polícia não possuía a tecnologia ou ajuda da ciência como temos atualmente. Naquela época não existiam testes de DNA, impressões digitais ou qualquer outro tipo de banco de dados, impossibilitando saber quantos crimes foram realmente cometidos por Jack Estripador.
O que você vai ver aqui
Como aconteciam os crimes de Jack Estripador?
Afinal, tudo que se sabe é que foram pelo menos 5 vítimas, mortas praticamente da mesma maneira: estrangulamento, cortes na garganta e com órgãos removidos ou revirados nos corpos de suas vítimas.
Vale lembrar que todas as vítimas tinham algumas características em comum: todas eram mulheres entre 38/48 anos, trabalhavam como prostitutas, foram mortas em ambientes com pouca iluminação e eram moradoras do bairro Whitechapel, localizado na região de East End de Londres.
Um detalhe interessante é que apenas aconteceu uma única exceção foi sua última vítima, que tinha 29 anos de idade e foi morta em sua própria casa, mais especificamente em sua própria cama.
Como era o bairro onde Jack Estripador cometia seus crimes?
Essa região era considerada uma região pobre durante o período vitoriano (1837-1901) e muitas pessoas moravam dentro de uma mesma casa compartilhada, poucas pessoas tinham casas, o bairro era um local boêmio com bares e com pouco pontos de iluminação.
Vale destacar, que esse tipo de residência mencionada acima era chamado cortiço ou em inglês Court. E por mais incrível que pareça ainda existem locais como esses atualmente. Felizmente poucas pessoas moram no mesmo local diferentemente do que acontecia naquele período.
Como Jack Estripador encontrava suas vítimas?
Existem muitas teorias que Jack Estripador encontrava suas vítimas enquanto elas estavam trabalhando pelas ruas do bairro e as convidava para um local mais isolado onde eles pudessem ter um pouco mais de privacidade.
Em seguida, Jack Estripador estrangulava suas vítimas para evitar que elas pudessem pedir por socorro, para então golpear com sua faca e extirpar suas vítimas.
Infelizmente duas dessas vítimas, além de terem sido estranguladas também tiveram suas gargantas cortadas e todas elas tiveram seus corpos brutalmente mutilados.
Repercusão dos crimes feitos por Jack Estripador nos jornais
Logo eles começaram a chamaram a atenção do público conforme mais crimes foram acontecendo com diversas moradoras do bairro, a população estava com medo e queria saber mais detalhes sobre o crime e informações ditas pela polícia a respeito dos crimes.
Dessa forma foram surgindo interesse por parte da população e assim saíram as primeiras matérias em jornais da época com especulações sobre quem poderia ser o criminoso, ou até mesmo informações pessoais sobre suas vítimas.
Com a repercussão dos crimes começou uma nova era com os primeiros recordes de vendas de jornais, diariamente mais de 1 milhão de cópias de jornais eram impressos sobre o assassino e suas vítimas.
Afinal de contas, todos os jornais tinham o objetivo de tentar acabar com a curiosidade da população, e dia após dia as vendas cresciam exponencialmente, não só no Reino Unido mas também em muitos outros países.
Do mesmo modo os Estados Unidos da América também começaram a publicar jornais sobre os crimes e claro o número de vendas foi altíssimo.
O que dizia a Polícia sobre os crimes de Jack Estripador?
De acordo com relatos policiais da época, a assassino passou a enviar algumas cartas para a delegacia debochando do trabalho da policia e da incompetência para solucionar o caso.
Assim com muitos outros detalhes que chamavam a atenção dos policiais e também da imprensa era a violência que o crime que cometido, a remoção de órgãos internos das vítimas e a velocidade em que cada assassinato acontecia.
Tradução da carta
“Vinda do Inferno
Senhor Lusk,
Estou mandando metade de um rim que peguei de uma mulher e o preservei para você, a outra metade eu fritei e comi, e estava delicioso. Talvez eu te envie minha faca ensangüentada que eu utilizei mas somente se você esperar um pouco mais
Assinado
Pegue-me se puder senhor Lusk”
Segundo relatos essa se tratava de uma carta original, afinal de contas realmente continha metade de um fígado humano.
Logo depois alguns policiais acreditavam que o criminoso possuía conhecimentos básicos cirúrgicos e da anatomia humana, além de sugerir que ele comia os órgãos das suas vítimas.
Teoria de conspiração sobre Jack Estripador
Muito se especula sobre a identidade de Jack Estripador, alguns historiadores sugerem que ele possa ter sido um barbeiro ou açougueiro, já que essas profissões antigamente lidavam com facas, sangues e noções de anatomia em seu dia a dia.
Ao mesmo tempo, existe outra teoria que envolve um escândalo na família real britânica, pois o Príncipe Albert William, neto da Rainha Victoria era frequentador assíduo da região de Whitechapel, ele saia do Palácio atrás de diversão com prostitutas.
Muito se especulava e o assunto mais comentado pelas prostitutas e na ruas do bairro, que os crimes aconteceram para distrair e amedrontar as prostituas já que uma uma dessas prostitutas engravidou do Príncipe Albert William e tentou chantagear a família real para conseguir dinheiro.
Afinal quem é que não quer mudar de vida, não é mesmo?
Dizem que todos esses crimes estão interligados para encobrir o escândalo com a Família Real para evitar que a história do bebê que era membro da família real com um prostituta não se tornasse pública. Já que todas elas era “supostamente amigas” e todas elas sabiam do segredo
O que se sabe sobre identidade de Jack Estripador?
Infelizmente até os dias de hoje ninguém sabe o que realmente aconteceu, seu nome, seu rosto, nem quantos crimes foram realmente cometidos por ele ou que aconteceu com ele depois.
A única coisa que sabemos que os crimes realizados por Jack Estripador entraram para história e viraram lenda urbana.
Justamente por isso, devido a essa enorme curiosidade sobre o tema muitos filmes, livros, séries, jornais foram publicados falando sobre Jack The Ripper ou Jack Estripador e muito pouco foi falado sobre suas vítimas.
Filmes sobre Jack Estripador
Muitos desses filmes tentam oferecer conjecturas sobre a verdadeira identidade do assassino e as circunstâncias que cercam os crimes.
Talvez o filme mais famoso sobre Jack Estripador tenha sido The Lodger (1913) de Marie Adelaide Lowndes, que inspirou vários outros filmes, entre eles o The Lodger: A Story of the London Fog, de Alfred Hitchcock (1927).
Vale destacar que outro filme leva para uma outra narrativa onde o assassino age de forma para proteger a Família Real From Hell (1991-96), que mais tarde foi adaptada para um filme (2001)com o ator Johnny Depp.
Justamente devido a todo esse mistério em torno do assassino e dos crimes nunca terem sidos desvendados, hoje os locais onde aconteceram os crimes viraram atrações turísticas e atraem milhares de pessoas de muitos lugares do mundo especialmente durante a época do Halloween.
Passeios turísticos no bairro de Jack Estripador
Hoje é possível visitar o museu do Jack Estripador, realizar passeios turísticos a pé pelas ruas e locais onde ocorreram os crimes e também visitar o PUB onde foi o local que as últimas vítimas foram vista com vida.
Passeios do Jack Estripador e entrada do museu com desconto
Passeios pelas ruas onde aconteceram os crimes
Veja aqui quem eram os principais suspeitos de ser Jack Estripador?
Montague Druitt – um advogado e professor com interesse em cirurgia que foi considerado louco e que desapareceu após o último crime e mais tarde foi encontrado morto;
Michael Ostrog, um criminoso e médico russo que foi colocado em um asilo por causa de suas tendências homicidas;
Aaron Kosminski, um judeu polonês e residente de Whitechapel que era conhecido por ter grande animosidade por mulheres (principalmente prostitutas) e que foi hospitalizado em um asilo vários meses após o último assassinato. Vários londrinos notáveis da época, como o pintor
Walter Sickert , Sir William Gull e o Príncipe Albert William esses eram membros da alta sociedade inglesa na época e que também eram suspeitos por frequentarem o local.
Curtiu esse artigo? Que tal compartilhar ele com algum amigo ou parente que esteja planejando visitar a cidade de Londres.
Aproveito para lhe convidar a ler nossos outros artigos que são super interessantes e estão disponíveis aqui em nosso website.
Confira também nosso perfil nas mídias sociais: no Instagram: @turistandoemlondresoficial , Facebook @turistandoemlondres , Pinterest @turistandoemlondres & @batepapoblog Youtube @turistandoemlondres
Visite nossos outros sites: www.turistandoemlondres.com , www.travelrglobal.com , www.travelrmedia.com www.travelr.com.br
Leia também:
- A História do Halloween
- Quem foi Jack Estripador?
- Como é celebrado o Halloween em Londres?
- Guy Fawks e BonFire Nigth
- O que fazer em Outubro em Londres?
- Quem foram as vítimas de Jack Estripador?
- Pubs para visitar durante o Halloween em Londres
- Locais Assombrados em Londres
- ˆ6 Atrações Turísticas assombradas em Londres
- O que fazer no Halloween em Londres
- Filmes e séries para assistir no Halloween
Outros passeios que talvez possa te interessar