Halloween em Londres - Bate Papo Blog

A História do Halloween | Como surgiu o nome Halloween?

Descubra algumas curiosidades e também a história do Halloween

A história do Halloween | Cultura | Halloween | Halloween no Reino Unido | Halloween em Londres | Como é festejado o Halloween na Inglaterra | História do Halloween | Como surgiu o nome Halloween

Os celtas viveram há 2.000 anos atrás na região que hoje corresponde à Irlanda, o Reino Unido e o norte da França e na cultura deles o dia 1º de novembro era celebrado para comemorar o encerramento de mais um ciclo, pois este dia marcava o fim do verão, da colheita e o início do inverno com dias frios e escuros.

Durante toda a celebração os celtas usavam cabeças e peles de animais como fantasias, pois acreditavam na presença de espíritos do outro plano e em atividades paranormais.

Dessa forma os druidas, ou sacerdotes celtas, faziam previsões sobre o futuro de cada membro do vilarejo e essas profecias funcionavam como importante fonte de conforto durante o longo período do inverno.

Halloween em Londres - Bate Papo Blog
Festival Celta Samhain que originou o Halloween

Essa época do ano era frequentemente associada à morte humana, muitas pessoas não sobreviviam às doenças de inverno ou ao frio.

Os celtas acreditavam que na noite anterior (31 de Outubro) a fronteira entre os mundos dos vivos e dos mortos ficavam abertas, o que possibilitaria que os fantasmas dos mortos pudessem voltar à terra somente naquele dia.

Como surgiu o Halloween?

A tradição do Halloween se originou em um antigo festival celta chamado de Samhain, durante o evento os druidas (espécie de líder religioso) construíam enormes fogueiras sagradas, onde as pessoas se reuniam para fazer sacrifícios às divindades celtas, queimando parte de suas colheitas e animais na esperança que o próximo ano seja melhor.

Em 43 d.C. o Império Romano invadiu e conquistou a maior parte do território celta.

Durante os 400 anos em que eles governaram as terras celtas, os romanos absorveram parte da cultura celta e dois festivais foram criados através da tradicional celebração celta de Samhain.

O primeiro festival se chamava Feralia, geralmente acontecia no mês de Fevereiro onde os romanos tradicionalmente homenageavam o falecimento dos mortos e de seus antepassados. 

O segundo foi um dia para homenagear a deusa Pomona, responsável pelas frutas e árvores. O principal símbolo da deusa Pomona é a maçã, e a incorporação desta celebração no Samhain provavelmente explicaria a tradição de sacudir as maçãs que é praticada hoje no Halloween.

 Já no ano 732 (século III) o então Papa Gregório III determinou que o dia 1º de novembro fosse o dia de homenagear os mortos também para a cultura do cristianismo.

Dessa forma, os padres foram autorizados a celebrar missas em homenagem aos mortos e passou a ser chamado de O dia de Todos os Santos.

Essa data absorveu algumas tradições da cultura Celta e a noite anterior (31 de Outubro) era conhecida como All Hallows Eve

Halloween em Londres - Bate Papo Blog

O que significa Halloween?

A palavra “Halloween” vem de All Hallows ‘Eve e significa “noite sagrada”.

Centenas de anos atrás, as pessoas se vestiam de santos e iam de porta em porta, que é a origem das fantasias e travessuras de Halloween.

A primeira vez que a palavra Halloween aparece documentada foi durante o século XVI na Escócia que foi utilizada de forma para encurtar o nome All Hallows Eve e depois desse período apenas o nome Halloween foi utilizado.

Por volta do século IX o cristianismo se espalhou pelas terras celtas, onde gradualmente   muitos rituais da cultura celta pararam de ser celebrados.

Em 1000 d.C, o Dia de Finados foi criado pela igreja que escolheu o dia 2 de novembro para homenagear os mortos. 

E muito se fala que a igreja estava tentando substituir o festival Samhain por um feriado sancionado pela igreja.

O dia 2 de novembro foi rapidamente adotado por toda a Europa, pois muitos acreditavam que o mundo acabaria em breve, por isso era preciso rezar para as almas saírem do purgatório a caminho do céu.

Atualmente O Dia de Finados é celebrado por muitas culturas de forma semelhante ao Samhain especialmente a cultura mexicana que possui desfiles e fantasias de santos, anjos e demônios. 

Como o Halloween se espalhou pelo mundo?

O Halloween chegou aos Estados Unidos através dos imigrantes irlandeses que levaram consigo sua cultura para o outro lado do oceano.

O Jack O’Lantern original não era em uma abóbora. Durante o ritual na Irlanda, eles esculpiam nabos na véspera do Dia de Todos os Santos e colocavam uma brasa dentro desses vegetais para afastar os maus espíritos.

Como não haviam nabos em abundância nos Estados Unidos, eles tiveram que se adaptar com as abóboras que acabaram virando símbolo do Halloween.  

A abóbora está frequentemente ligada ao renascimento, colheita e à fertilidade. Elas se encaixam perfeitamente na estação do ano em que o Halloween acontece. 

Hoje em dia o Halloween passou a ser um dia de muitas atividades divertidas, como por exemplo sair à caça de doces ou travessuras, entalhar jack-o-lanterns, participar de festivais, vestir fantasias e comer muitas guloseimas.

Curiosidades sobre o Halloween

O que quer dizer a palavra Halloween?

A palavra “Halloween” vem de All Hallows ‘Eve e significa “noite sagrada”. Centenas de anos atrás, as pessoas se vestiam de santos e iam de porta em porta, que é a origem das fantasias e travessuras de Halloween.

O que quer dizer Samhain?

Samhain é uma palavra de origem Gaélica que quer dizer “O ano escuro” (the dark of the year)

De onde surgiu o nome SAMHAIN?

O nome Samhain deriva do nome do mês do ano SAMONIOS no antigo calendário celta.

Ainda é possível encontrar locais onde os rituais celtas eram realizados?

Sim é possível visitar locais na Irlanda onde esse rituais da cultura celta aconteciam há mais de 2 mil anos atrás. Confira a lista abaixo:

  • Hill of Ward – Também conhecido como TLACHTGA em homenagem a uma poderosa sacerdotisa celta que morreu ao dar a luz a seus trigêmeos.
  • Hill Tara – uma colina e um antigo local de cerimonias celtas e cemitério. Já foi e residência dos Altos Reis da Irlanda; também aparece na mitologia irlandesa. 
  • Boyne Valley – Também localizado na Irlanda e a aproximadamente 15km de distancia do Monte Tara (Hill Tara)
Halloween em Londres - Bate Papo Blog
Localizada em Hill of Tara era utilizada para o festival e posteriormente para coroação dos reis da Irlanda.

Existe uma palavra para expressar o medo de Halloween?

Sim existe e essa palavra é Samhainophobia – Medo do Halloween.

Visite também o monumento de Stonehenge, que foi criado pelas tribos celtas. Compre aqui seu ingresso.

 Existem alguns filmes e seriados que mostram um pouco mais sobre esse assunto, mas esse será um assunto para um próximo artigo.

Leia também os outros artigo sobre esse tema. Quem foi Jack O’Latern, Quem foi Jack Estripador e quem foram as vítimas de Jack Estripador.

Similar Posts

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.