Curiosidades e Características do Natal do Rein Unido

Foto destaque do artigo
Foto do autor

Jessica Soares

26/11/2024

No natal britânico existem diversas tradições, muitas delas as crianças aprendem em casa com sua família e outras elas aprendem na escola. Por aqui é comum as pessoas enviarem cartões de natal, assistir pantomimes também chamados de “Panto de Natal” e estourar o Christmas Crackers.

O natal que conhecemos hoje, teve origem durante o período vitoriano e também sofreu influência de autores como iremos ver mais detalhadamente abaixo.

Como começou as tradições de natal britânica?

O Natal era originalmente comemorado exclusivamente em reuniões públicas, mas com o casamento da Rainha Victoria com o Príncipe Albert a forma que a população passou a celebrar começou a mudar rapidamente.

Dessa forma, as tradições natalinas comuns hoje, como montar uma árvore, presentes e doações para caridade, passaram a acontecer após uma publicação de uma foto no jornal The Illustrated London News da família real decorando uma árvore de natal exatamente como o Príncipe fazia quando ele ainda morava na Alemanha.

Não demorou muito para que todas as casas na Grã-Bretanha tivesse uma árvore enfeitada com velas, doces, frutas, enfeites caseiros e pequenos presentes exatamente como mostra a foto abaixo.

Rainha Victoria e seus filhos ao redor da árvore de natal | Reprodução Internet

Outra famosa tradição de Natal britânico foi iniciada pelos vitorianos em meados da década de 1840, quando um fabricante de doces chamado Tom Smith, introduziu bombons, amêndoas açucaradas embrulhadas em pedaços de papel que ele tinha visto em Paris anteriormente. Estes bombons se transformaram no agora famoso “biscoito de Natal”.

Outra pessoa que contribuiu bastante para as tradições do natal britânico foi o autor Charles Dickson com seu livro ” A Christmas Carol” onde foi introduzido o peru de natal, as músicas natalinas, cartões de natal e etc.

Como era o jantar de Natal britânico no passado?

Antigamente, antes mesmo da época vitoriana, a ceia de natal era celebrada com tipos de peixe, muitas vezes cozidos em vinho e aromatizados com ervas. Esse tipo de comida era apreciado por monges e freiras. Além do peixe eles também comiam tortas feitas de carne picada ou miudezas servidas em molho espesso e de sabor forte.

Durante o século XIV, as mesas do mosteiro também passaram a incluir carne assada, carne de porco e carne de veado.

O que é uma comida tradicional britânica de Natal?

Além do peru, a comida tradicional do Natal britânico geralmente consiste em rechear todas as carnes com ervas finas, Gravy (molho), molho de groselha, batata assada, couve de Bruxelas, cenoura, pastinaca, pudim de Yorkshire, pequenas linguiças de porco cobertas com fatias de bacon e outros acompanhamentos para petiscos como queijos, biscoitos acompanhados de muita bebida.

O que é Christmas Crackers?

Christmas Crackers | Repordução Internet

O Christmas Crackers ou “”biscoitos de natal” nada mais é que um tubo de papelão, embrulhado em papel colorido e torcido nas duas extremidades. Existe uma pequena quantidade de pólvora dentro do cracker, que quando as duas tiras de papel impregnado quimicamente que reagem com a fricção no momento que as pessoas puxam as extremidades, quando o cracker é separado por duas pessoas, o cracker faz um pequeno estrondo.

Dentro desses Christmas Crackers pode conter mensagens, exatamente como um biscoito da sorte, coroas de papel e pequenos presentes.

Por que assistir um panto no Natal?

Pantomime | Reprodução Internet

Essa é uma atividade muito comum em escolas e teatros no bairro. Assistir um panto tem origem na antiga festa romana de inverno ‘Saturnália’, na qual tudo deveria ser virado de cabeça para baixo.

Dessa forma homens eram vestidos de mulher e mulheres se vestiam de homem.

As mais famosas peças de pantomimas acontecem durante a época do Natal e quase sempre são baseadas em histórias infantis ou conto de fadas como Peter Pan, Aladdin, Cinderela, Bela Adormecida etc.

Sem contar que é divertido para toda a família e adultos e é carinhosamente chamado de ‘Panto’ e é melhor descrito como caos organizado, comédia e diversão em torno de um conto de fadas popular com muita participação do público.

Algumas características de destaque de uma pantomima incluem:

  • Inversão de papéis de gênero.
  • Uma história do bem contra o mal.
  • Comédia pastelão.
  • Trajes coloridos e excêntricos.
  • Participação do público.

Boxing Day – Dia de liquidação nas lojas

Antigamente o Boxing Day era o dia em que os ricos davam presentes aos mais pobres. De acordo com historiadores essa tradição começou quando os ricos ganhavam algo que eles não gostaram ou não queriam, era doado a algum funcionário ou a moradores de rua.

Atualmente as lojas entram em liquidação e vendem todo o estoque que não foi vendido durante as vendas de natal. Nos Estados Unidos o evento mais esperado do ano é o Black Friday enquanto que aqui no Reino Unido o evento mais aguardado do ano para vendas é o Boxing Day.

Veja também

Feriado Nacional durante o Natal em Londres

Aqui no Reino Unido, o dia 25 de Dezembro é praticamente sagrado! Todas as lojas, museus, mercados, atrações turísticas e até mesmo o transporte público param de funcionar neste dia.

Fazer qualquer coisa neste dia é bem complicado se você não tiver seu próprio carro e também é comum ter engarrafamentos nas principais estradas.

Vale lembrar que o Reino Unido celebra feriados diferentes de outros países e esse ano o natal vai cair no um domingo 25 de dezembro, o que significa que um dia da semana substituto será escolhido para que o feriado oficial ainda possa ocorrer.

Neste ano de 2022 , o feriado bancário do dia de Natal será transferido para a terça-feira dia 27 de dezembro, após o Boxing Day oficial, ou seja, teremos mais dias em casa durante o feriado.

Tradições do Natal Britânico para crianças

Como se chama o Papai Noel em Londres?

O Papai Noel em Londres se chama Father Christmas ou em portugues Pai Natal. Embora agora conhecido como uma pessoa que somente entrega presentes de Natal ele originalmente fazia parte de uma tradição folclórica inglesa muito mais antiga e que não tem nada relacionado ao atual.

As origens do Papai Noel na Inglaterra remontam aos antigos festivais de inverno pré-cristãos, onde uma figura pagã sem nome, vestida com uma capa verde com capuz e uma coroa de azevinho, hera ou visco, vinha para animar as pessoas durante o período mais sombrio de ano.

Como as crianças esperam o Papai Noel?

Crianças esperando o Papai Noel com a comida para ele | Reprodução Internet

Diferentemente do Brasil, o natal na Inglaterra é apenas comemorado no dia 25 de Dezembro, portanto as crianças dormem cedo e passam o dia 24 de Dezembro em pijamas, muitas vezes com toda a família usando a mesma estampa.

Geralmente antes de dormir as crianças deixam próximo a lareira ou a árvore de natal um prato com biscoitos, um copo de leite, mince pie para o Papai Noel e cenouras para as renas.

Quando elas acordam no dia 25 de Dezembro elas vão em direção a árvore de natal para encontrar seus presentes deixados pelo Papai Noel.

Os pais precisam beber leite e comer para mostrar aos filhos que o Papai Noel passou por ali e deixou um presente.

Muitas famílias ainda deixam cartas, supostamente escritas pelo Papai Noel agradecendo pela comida e dizendo que ficou feliz com o comportamento das crianças durante o ano. Assim é uma maneira de lembrar sempre as crianças que o Papai Noel está de olho neles durante todo o ano para trazer presentes caso a criança mereça.

Apresentações de Natal – festas na escola

É muito comum a escola decorar a sala de aula, a recepção da escola com o tema de natal e até mesmo professores e funcionários utilizarem roupas com o tema natalino.

Geralmente na última semana de aula acontecem festas e apresentações de natal recriando um presépio com uma peça que conta a história da Natividade de Jesus. Essas festas se chamam Nativity ou festa da Natividade.

Christmas Jumper Day – Dia de Casaco Natalino

Um dos eventos mais esperados pelas crianças é o Christmas Jumper Day, já que é o dia em que eles podem ir com o casaco festivo natalino, podendo usar enfeites na cabeça ou até mesmo na roupa.

Essa é uma das formas que fazem as crianças entrarem no espírito natalino.

É comum também as escolas pedirem por £1 de contribuição para ajudar a arrecadar dinheiro para alguma instituição de caridade.

Você sabia dessas curiosidades e tradições do natal britânico ?

Curtiu esse artigo? Que tal compartilhar ele com algum amigo ou parente que esteja planejando visitar a cidade de Londres.

Aproveito para lhe convidar a ler nossos outros artigos que são super interessantes e estão disponíveis aqui em nosso website.

Leia também: