5 Locais Para Conhecer em Roma

Foto destaque do artigo
Foto do autor

Jessica Soares

11/12/2024

A Itália é um país muito famoso por sua culinária, sua cultura e arquitetura romana, afinal de contas crescemos ouvindo histórias e assistindo filmes e séries falando sobre a grandiosidade desse local fascinante. Além dessas influências, muitos brasileiros sonham em visitar a Itália para se reconectar com seus antepassados, afinal o Brasil é o segundo país com o maior número de italianos vivendo fora da Itália.

Roma por ser a capital do país atrai sozinha mais de 30 milhões de turistas por ano. Vale destacar que você já deve ter ouvido falar de pelo menos 1 dos locais que vamos listar aqui neste artigo com os 5 locais para conhecer em Roma.

  1. Coliseu - Anfiteatro Romano
  2. Piazza Venezia - Praça Veneza
  3. Pantheon - Panteão de Roma
  4. Bocca Della Veritá - Boca da Verdade
  5. Ara Pacis Augustae

Coliseu - Anfiteatro Romano

O Coliseu romano é um dos monumentos mais icônicos de Roma, Patrimônio Histórico e Cultural da UNESCO e um símbolo do poder e da engenhosidade do Império Romano. O Coliseu era o palco de grandiosos espetáculos incluindo combates de gladiadores, caça de animais exóticos e reconstituições de batalhas históricas navais. Essas apresentações eram uma forma de entretenimento popular para os romanos, com capacidade para acomodar cerca de 50.000 espectadores.

Construído por cima do que restou do Palácio do Imperador Nero após o Grande Incêndio de Roma na noite de 18 de julho de 64 d.C, O Coliseu, foi construído entre os anos de 72 e 80 dC pelo imperador Vespasiano e finalizada por seu filho o Imperador Tito. Ambos pertenciam à dinastia Flaviana, que governou Roma entre os anos de 69 e 96 d.C. É por isso que o Coliseu também é conhecido como Anfiteatro Flavio.

O coliseu foi construído com o objetivo de divertir o povo romano e desviar a atenção das dificuldades econômicas enfrentadas pelo Império, especialmente após o incêndio que causou enormes danos materiais e humanos. Muitos romanos perderam suas casas, seus pertences e até suas vidas. A cidade precisou ser reconstruída em grande parte, o que resultou em mudanças significativas em sua arquitetura e urbanismo. O nome "Coliseu" surgiu mais tarde, por volta do século VIII, e está relacionado a uma estátua colossal de Nero que ficava próxima ao local onde o anfiteatro foi construído.

Hoje em dia, o Coliseu é um dos principais destinos turísticos de Roma. Os visitantes podem explorar os subterrâneos, onde os gladiadores se preparavam para as batalhas, e subir até os níveis superiores para apreciar uma vista panorâmica da cidade.

Existem alguns tipos de ingressos disponíveis para visitar este magnífico monumento: visitar de forma completa ou um combinado que permite visitar o Coliseu e o Fórum Romano.

Nós compramos o ingresso combinado que custou 18 euros por pessoa e crianças menores de 18 anos não pagam ingresso.

Para visitar o coliseu de forma completa é necessário comprar seu ingresso antecipado pelo website da atração.

Vale destacar que é necessário apresentar um documento com foto original para comprar o ingresso e entrar no Coliseu. Esta atração funciona diariamente das 10:30am até as 18:15pm.

Como Chegar?

Estação de metrô mais próxima é a Colosseo na linha B

Piazza Venezia - Praça Venezia

A Praça Veneza é um dos edifícios mais bonitos e marcantes da capital italiana. Localizado no alto do Capitoline, o local oferece um visual único e extraordinário de Roma. Este enorme complexo de mármore branco é dedicado ao primeiro rei da Itália unificada, Vittorio Emanuele II (1820-1878).

Este magnífico edifício foi encomendado por Pietro Barbo em 1455, que se tornou o Papa Paulo II 9 anos depois do início da construção do local. Por muitos anos o local foi sede da Embaixada da República de Veneza, logo após se tornou sede da Embaixada da Áustria e durante a Segunda Guerra Mundial o governo italiano se apossou do local que se tornou um símbolo da unidade italiana e da força do Estado.

Vale lembrar que esta é uma atração turística paga e custa em média de 15 euros por pessoa, mas existe a possibilidade de visitar de forma gratuita os arredores do monumento e até mesmo explorar a vista lá do topo.

O que Ver na Piazza Venezia

  • Museu: Além de sua beleza arquitetônica, o Vittoriano abriga o Museu Central do Risorgimento Italiano, que conta a história da unificação italiana, o museu Medieval e de Arte Renascentista.
  • Terrazza del Vittoriano: Se a vista do lado de fora já é deslumbrante, imagina só curtir um pôr do sol no topo deste monumento. Além dos museus, próximo a cafeteria existe um elevador panorâmico de vidro que oferece uma vista ainda melhor da cidade de Roma. Para utilizar este elevador é necessário a compra de outro ingresso adicional no valor de 10 euros por pessoa.
  • Altare della Patria: Localizado na base do Vittoriano, este altar é um memorial aos soldados italianos mortos em batalha.
  • Palácio Venezia: Um antigo palácio que agora abriga um museu e que vale a pena ser visitado. Em breve teremos um artigo por aqui dedicado a ele.

A Piazza Venezia ligando as 4 principais avenidas de Roma: Via del Corso, Via del Plebiscito, Via de Teatre Marcello e Via dei Fori Imperiali. Vale destacar que nessa última é possível caminhar até o Coliseu e admirar de perto algumas das estátuas dos imperadores mais importantes do Império Romano.

Como Chegar?

A Piazza Venezia está localizada no coração de Roma, tornando-se facilmente acessível. A estação mais próxima é a Colosseo, na linha B.

Pantheon - Panteão de Roma

O Panteão de Roma é um dos monumentos mais impressionantes e bem preservados da Roma Antiga. Este incrível monumento foi construído no século II d.C., durante o reinado do Imperador Adriano. A característica mais marcante do Panteão é a sua cúpula de concreto, com um diâmetro de 43,3 metros, Essa cúpula foi a maior cúpula de concreto do mundo até a construção da cúpula da Catedral de Florença.

Com destaque para a abertura circular no centro da cúpula, chamada de óculo, que permite a entrada de luz natural, criando um efeito luminoso mágico e proporcionando uma experiência única aos seus visitantes.

Este templo foi originalmente construído como um templo dedicado a todas as divindades romanas e era um lugar de culto e oferendas. Após a queda do Império Romano, o Panteão foi convertido em uma igreja cristã. Muitas figuras importantes, incluindo reis e rainhas, foram sepultadas dentro de seus muros, transformando-o em um mausoléu. Atualmente, o Panteão abriga os túmulos de artistas renomados, como o pintor Rafael.

Curiosidades:

  • A cúpula do Panteão é tão perfeita que foi considerada uma inspiração para a construção da cúpula da Catedral de São Paulo, em Londres.
  • O Panteão é um dos poucos edifícios romanos antigos que se manteve praticamente intacto ao longo dos séculos.
  • A acústica do Panteão é excepcional, e o espaço é frequentemente utilizado para concertos e eventos musicais.
  • Os ingressos para visitação custam em média 7 euros por pessoa. Recomendamos a compra do ingresso antecipado para evitar ficar em filas do lado de fora, especialmente durante o verão.

Como Chegar?

O Panteão está localizado na Piazza della Rotonda, no centro histórico de Roma. A estação de metrô mais próxima é a Spagna, da linha A. A partir daí, você precisará caminhar cerca de 15 minutos.

Bocca Della Veritá - Boca da Verdade

A Bocca Della Veritá ou Boca da Verdade em português é uma enorme escultura de pedra, com cerca de 1,75 metros de diâmetro, que foi dedicada ao Deus do Mar Poseidon. Podemos notar um rosto masculino barbudo com buracos para os olhos, nariz e boca, essa escultura é um dos símbolos mais famosos de Roma.

Uma das lendas mais populares associadas à Boca da Verdade é sobre um marido ciumento que levou sua esposa para testar sua fidelidade. A esposa, para enganar o marido, fingiu desmaiar e foi salva por seu amante. Em seguida, ela jurou diante da Boca da Verdade que só havia estado nos braços do marido e do homem que a havia socorrido.

A escultura originalmente estava localizada na Piazza della Bocca della Veritá, mas em 1632 foi transferida para uma das paredes externas da Igreja de Santa Maria in Cosmedin, onde permanece até hoje. É muito comum ver filas de pessoas esperando para tirar uma foto com a mão dentro da Boca da Verdade, perpetuando assim a lenda e o mistério que cercam essa fascinante escultura romana.

Esta atração turística em Roma cobra ingresso custa 2 Euros de por pessoa. Funciona diariamente das 9:30 am até as 6 pm.

Como Chegar?

Estação de Metrô: é a Circo Massimo na linha B.

Ara Pacis Augustae

O Ara Pacis Augustae ou Altar da Paz de Augusto em português, é um monumento romano dedicado à paz e à prosperidade do Império Romano, erguido em homenagem ao imperador Augusto após as suas vitórias na Espanha (Hispania) e França (Gália). É um exemplo magnífico da arte romana, com baixos-relevos que retratam cenas da vida pública e privada do imperador. Em seus painéis é possível ver mais de 50 diferentes tipos de plantas, animais como sapos, pássaros e lagartos e com a reconstrução atual podemos observar mais de 23 membros da família do Imperador Augusto. Em destaque temos por exemplo sua filha Julia, sua esposa Lívia, sua irmã Otávia e alguns de seus sobrinhos e generais.

O altar foi construído em 13 a.C. originalmente localizado no Campo Marzio e reconstruído em 1938 por Mussolini que se comparava aos imperadores romanos e sonhava retomar a potência da Itália. É difícil de imaginar que este magnífico monumento levou apenas 4 anos para ficar pronto e é um dos mais importantes monumentos da Roma Antiga da cidade.

Em seus painéis é possível ver mais de 50 diferentes tipos de plantas, animais como sapos, pássaros e lagartos e com a reconstrução atual podemos observar mais de 23 membros da família do Imperador Augusto.

Em 2006, este monumento foi transferido para o seu local atual e se transformou no Ara Pacis Museum. Foi incluído um gigante painel de vidro ao redor para preservar e proteger o altar das intempéries e permitir uma melhor apreciação de seus detalhes em temperatura controlada.

Este museu cobra entrada em média de 15 euros por pessoa e funciona diariamente das 9:30am até as 7:30pm. Por ser considerada uma atração turística relativamente cara, pode-se apreciar o monumento pelo lado de fora ou comprar ingressos com antecedência com desconto.

Como Chegar?

O museu do Ara Pacis está localizado no centro de Roma, próximo ao Campo de' Fiori. A estação mais próxima é a Piazza di Spagna, na linha A.

Curtiu esse artigo? Compartilhe com alguém que você gostaria de levar com você para uma viagem para Roma.

Leia também: