Este artigo tem como objetivo tirar algumas dúvidas dos leitores enviadas através de emails e mensagens. Vale destacar que de maneira nenhuma temos o objetivo de incentivar imigrantes a optarem por morar ilegalmente em qualquer país e nos isentamos de qualquer responsabilidade sobre as decisões de terceiros.
Como funciona o NHS em Londres | Vida de Imigrante no Reino Unido
Uma das principais preocupações de quem está pensando em se mudar de país e vir morar no Reino Unido, mais especificamente em Londres é como funciona o NHS e neste artigo irei tentar responder todas as perguntas que recebo sobre esse tópico.
O que você vai ver aqui
O que é o NHS?
O NHS é o Sistema de Saúde Pública do Reino Unido, foi fundado em 05/07/1948 com o objetivo de integrar e acessar facilmente todas as informações dos pacientes em um só local através do NHS Number.
Como funciona o NHS?
Todos os serviços relacionados à saúde e ao bem estar dos pacientes estão presentes no NHS, desde hospitais, clínicas da família, fisioterapia, exames em geral, asilos para idosos, vacinação e etc.
Os hospitais funcionam 24 horas por dia e 7 dias da semana, porém atendimento médico em outros locais fora do hospital funcionam em horário comercial. (Segunda a Sexta entre 08am até às 6pm.
Quem tem direito a ter acesso ao NHS?
Todas as pessoas que têm o direito de residir no país legalmente, cidadãos de algumas nacionalidades e pessoas com seguro saúde.
Antes do Brexit todos os cidadãos europeus tinham o direito de utilizar o NHS sem custo adicional, após o Brexit apenas cidadãos europeus residentes antes da eleição e que possuem o Settlement Status podem utilizar gratuitamente.
Atualmente o serviço pode ser cobrado ou não depende do acordo do país realizado com o Reino Unido. Há um plano em andamento para ser implementado em todo o país, onde será possível pagar mensalidade para ter acesso a saúde assim como é feito no Brasil e nos Estados Unidos. Vale destacar que algumas cidades já estão realizando esse teste.
O que é GP do NHS?
GP é a sigla do General Practise, que é o local onde é oferecido atendimento médico com enfermeiros e clínicos gerais. Seria algo como a Clínica da Família no Brasil.
Como realizar o cadastro para o GP ou NHS em Londres?
Para realizar o cadastro você precisa levar a clínica mais próxima da sua residência, original e cópia do seu documento (passaporte), comprovante de residência e se possível cópias de certificado de saúde ou vacinação. Esses dois últimos são opcionais mas essenciais para quem tem filhos.
Tem algum limite no número de pessoas que posso acrescentar para receber atendimento no GP?
De regra geral, você cadastra o número de pessoas da sua família (cônjuge e filhos), mas se você possui mais pessoas morando com você (na mesma residência) como pais, sogros, sobrinhos e que você tenha responsabilidade financeira sobre eles, você pode acrescentá-los como dependentes.
Preciso pagar para receber atendimento médico em Londres?
Não, o atendimento é gratuito se você tiver o direito de morar no país legalmente, caso você esteja de forma irregular no país, sim deverá pagar para receber consultas, exames ou qualquer atendimento médico.
Crianças com situação irregular podem ser atendidas no NHS?
Elas serão atendidas e na maioria dos casos a conta do atendimento chegará em sua residência algum tempo depois.
Antigamente os bebês nascidos aqui mesmo que de pais com documentos irregulares recebiam atendimentos de forma normal, as leis estão em constante mudanças e hoje depende muito mais do local ou do tratamento que você procura se será aprovado ou negado de forma gratuita.
Leia nosso artigo especial sobre imigrantes ilegais e crianças ilegais.
NHS em greve?
Muito tem se visto nas notícias aqui no Reino Unido e no mundo que o NHS, médicos e enfermeiros estão realizando greve coletiva.
Infelizmente essas greves afetam milhares de pessoas que esperam por meses uma consulta ou um procedimento que é cancelado e precisa entrar novamente em outra fila de espera para receber o atendimento que deveria ser realizado naquele dia específico.
Os médicos e os enfermeiros estão lutando por seus direitos de receberem um aumento salarial e conseguir arcar com o aumento do custo de vida no país. Eles não estão errados mas entendo como é frustrante o sentimento de esperar para ser atendido e precisar remarcar por esse motivo.
De qualquer maneira, o serviço de saúde oferecido pelo NHS é muito bom, os hospitais, GP’’s e qualquer outro ambiente médico estão sempre limpos e organizados, a minha única reclamação a fazer é que o atendimento é super demorado. Uma ida ao hospital de emergência pode levar no mínimo de 4 horas para ser atendido e liberado, especialmente durante o inverno.
Veja também
Curtiu esse artigo? Que tal compartilhar ele com algum amigo ou parente que esteja planejando visitar a cidade de Londres.
Aproveito para lhe convidar a ler nossos outros artigos que são super interessantes e estão disponíveis aqui em nosso website.
Confira também nosso perfil nas mídias sociais: no Instagram: @turistandoemlondresoficial , Facebook @turistandoemlondres , Pinterest @turistandoemlondres & @batepapoblog Youtube @turistandoemlondres
Visite nossos outros sites: www.turistandoemlondres.com , www.travelrglobal.com , www.travelrmedia.com www.travelr.com.br