Travel Card Como economizar nos opsntos turísticos de Londres - Bate Papo Blog - Turistando em Londres

Como Usar Transporte Público em Londres

Descubra dicas e informações sobre como usar transportes públicos em Londres neste guia imperdível e explore a cidade como local!

Como usar transporte público em Londres | Dicas e Informações para usar transporte publico em Londres | Como se locomover em Londres | Principais meios de transporte em Londres | Guia de Viagem Londres | Turismo em Londres | Turistando em Londres | Dicas de Viagem em Londres |

Para quem sempre sonhou em conhecer essa cidade incrível e eu tenho certeza que quando você pensa na palavra  usar transporte público em Londres, tenho certeza que a primeira coisa que vem a sua cabeça é o ônibus de dois andares, não é mesmo?

Eles são sim marca registrada da cidade, mas o metrô é o principal meio de transporte em Londres. Sem ele, Londres não funciona direito e você certamente demoraria muito tempo para chegar ao seu destino se acaso todas as pessoas que utilizam o metrô diariamente resolvessem utilizar ônibus ou carros. 

Portanto, para realizar seu turismo em Londres com eficiência, sem sombra de dúvidas, a melhor maneira de chegar até as principais atrações turísticas é usar transporte público em Londres.

Ainda mais que são mais de 2 milhões de usuários no metrô por dia e mais de 1.35 bilhões de usuários ao ano.

Já parou para pensar nessa quantidade de pessoas que todos os dias precisam usar transporte público em Londres ? Wow definitivamente é algo extraordinário.

Vale destacar que vira e mexe acontecem protestos na cidade onde o sindicato dos trabalhadores do metrô em Londres resolvem fazer greve e a cidade se torna em um verdadeiro caos.

Torcendo que você não seja pego em um desses dias.

O Metrô em Londres

lugares instagramáveis em Londres - bate papo blog - Turistando em Londres

Os londrinos e os residentes se referem ao metrô como “tube”, porém seu nome oficial é UNDERGROUND. Existe também outro tipo de metrô na superfície que é chamado OVERGROUND, além dos famosos ônibus de dois andares, dos trens e do DLR.

De maneira geral podemos dizer que voce poderá usar o transporte publico em Londres sem problemas ja que eles funciona, bem e em alguns locais ias da cidade funciona 24h por dia dependendo da região que você irá ficar hospedado. 

Vale lembrar que é muito fácil usar transporte público em Londres, mas já tenho que te contar que também custa bem mais caro que o transporte público em outros países da Europa.

Por outro lado, algumas linhas do metrô de Londres funcionam geralmente das 5:00 às 0:00 horas. E aos finais de semana algumas linhas funcionam 24h. 

Esse serviço do metrô é chamado Night Tube. 

Frequentemente, caso você perca um metro ao chegar na plataforma não se preocupe, geralmente o intervalo entre os trens é entre de  2 ou 5 minutos.  

Quantas linhas de metrô existem em Londres ?

Como usar o transporte público em Londres - Bate Papo Blog - Turistando em Londres

Vale destacar que o metrô de Londres possui 11 linhas de metrô que se interligam em muitos momentos, facilitando a troca de linhas sem precisar sair de dentro da estação. Já temos mais uma nova linha que vai se chamar Elizabeth Line será inaugurada amanhã dia 24/05/2022.

Geralmente a grande maioria das linhas de metro, DLR e trem se se interligam e e muito simples trocar de uma linha para outra sem precisar sair de dentro da estacao.

Afinal de contas isso é ótimo especialmente durante os meses frios de inverno ou nos dias de chuva.

Londres tem o transporte mais caro do mundo?

Infelizmente Londres tem sim a fama de possuir o transporte mais caro do mundo. Neste guia iremos lhe dar dicas de como você pode economizar no transporte e consequentemente em sua viagem como um todo.

DICA IMPORTANTE no Transporte de Londres!

Nas máquinas de emissão de bilhetes localizadas dentro das estações de metrô ou de trem, existe a possibilidade de escolher o idioma desejado para realizar a ação da compra, e uma das línguas disponíveis é o português. 

Tarifa Peak & Off Peak  para usar transporte público em Londres

As tarifas para usar transporte público em Londres servem como base tarifária no  transporte de Londres. Muitas delas são baseadas em horários e elas  são compradas, esse sistema funciona tanto para o Oyster Card quanto para o Travel Card

A tarifa Peak (horário de pico) é aplicada nos dias de semana entre às 6:30h e às 9:30h no horário da manhã e na parte da tarde entre às 16:00h e às 19:00h e é geralmente mais cara que a Tarifa Off Peak.

A tarifa Off Peak  (tarifa fora do horário de pico) entra em vigor após às 9:30am dos dias da semana, feriados e finais de semana. Geralmente mais barata que a tarifa Peak

Como usar os meios de transporte público em Londres? 

Para começar existem três meios para utilizar o transporte público:

  • Oyster Card
  • Travel Card
  • Cartão de Crédito

Agora iremos lhe explicar como cada um deles funciona, como e onde comprar, além dos valores para que você possa comparar e decidir o melhor método para ser utilizado durante sua viagem em Londres.

Oyster Card

O cartão Oyster pode ser adquirido na maioria das bancas de jornais, tabacarias e lojinhas que apresentam a logomarca do Oyster Card. 

Vale destacar que para comprar é necessário um pagamento “caução” no valor de £5 por cartão (que serão devolvidos caso você devolva o cartão no fim da sua viagem). 

Assim que você realizar uma compra você deverá fazer um “Top Up” ou seja uma recarga no valor mínimo de £5 e já poderá utilizar seu cartão, basta encostar o cartão no grande botão amarelo nas entradas / saídas do metrô, para os portões se abrirem. 

Tenha cuidado, os portões se abrem e se fecham bem rápido. 

Onde comprar o Oyster Card?

Para comprar, devolver ou realizar recargas em seu Oyster Card, você poderá refazer a recarga em tabacarias, bancas de jornais, nas máquinas de emissão de bilhetes no metrô ou na bilheteria com um agente.

 Travel Card

O Travel Card é ainda mais fácil de ser comprado, você pode comprar nas máquinas de emissão de bilhetes presentes nas estações de trem e metrô ou no guichê com um funcionário, e você terá três opções de compra para o travel card.

  • Travel Card Peak
  • Travel Card Off- Peak
  • Bilhete único ou um com um único destino desejado. (Não recomendada, pois o custo é mais alto na passagem, nesse caso melhor opção é utilizar o Oyster Card)

Travel Card: é o bilhete que pode ser  utilizado desde o momento da compra em todos  os transportes públicos sem limite até às 23:59h do dia da compra.
Travel Card Off-Peak: é o bilhete comprado após às 9 am e você poderá utilizar todos os transportes públicos somente até às 23:59h do dia da compra.
Bilhete Único
: Por exemplo: você está na estação de Westminster (onde fica localizado o Big Ben) e deseja ir para South Kensington (onde os museus ficam localizados). 

No momento da compra do seu bilhete na máquina ou com um funcionário, irá ser perguntando o destino desejado, você receberá um ingresso  e até você chegar na estação do seu destino terá o bilhete impresso em suas mãos e quando você estiver no momento para deixar a estação do metrô de destino, a roleta não irá lhe devolver seu bilhete, demonstrando que o percurso já foi concluído.

A facilidade do Travel Card é que você tem a opção de comprar um bilhete sem limite de uso diário. Além de conseguir  aproveitar os descontos em algumas atrações turísticas com a promoção 2×1 days out. 

Saiba mais como conseguir descontos nas atrações turísticas em Londres aqui

O Travel card ainda possui outros tipos de validade além da diária, também é possível comprar com duração  semanal, mensal e até mesmo anual. Esses claro somente sendo importante para os residentes.  

Cartão de Crédito

Muitos cartões emitidos na europa tem o símbolo de “contactless” que quer dizer menos contato e assim como o Oyster Card basta você encostar o cartão no botão amarelo nos transportes públicos que será debitado automaticamente do seu cartão ao final do seu percurso. Assim será analisada a distância percorrida para lhe dar um valor final. 

Alguns cartões de crédito como esses já estão sendo emitidos no Brasil e porém com tantas taxas que o banco irá lhe cobrar, caso você decida utilizar esse cartão em outro país, esse método terá custo final  ainda mais caro desse transporte para você.

Caso você ainda prefira utilizar o cartão de crédito como opção de pagamento, prefira utilizar em um cartão pré-pago de viagens para evitar o susto com a fatura na  sua volta para casa.

É melhor usar o Travelcard ou Oyster Card?

Travel Card Como economizar nos opsntos turísticos de Londres - Bate Papo Blog - Turistando em Londres

Diria que para usar transporte público em Londres qualquer um dos dois cartões são recomendados para turistas, porém Oyster Card é mais recomendado para quem trabalha na cidade ou para pessoas que utilizam o transporte com apenas um destino e não necessite pegar mais o transporte por algum tempo. 

Para os turistas em geral, eu recomendaria o Travel Card.

Para explorar melhor a cidade e poder usar o bilhete em todos os transportes públicos na cidade, já que ele pode ser usado sem limites,  além de não precisar recarregar, sem a necessidade do pagamento caução de £5 para a compra, além de não precisar de  recargas no cartão. 

Lembrando que a recarga mínima é de £5. Dessa forma você economiza no seu turismo.

Outra dica importante é que as tarifas são diferentes se você usar o Oyster Card e o bilhete com um destino final, sendo a tarifa do Oyster Card mais baixa que a outra tarifa dos bilhetes individuais.

Devolvendo o Oyster Card 

Caso você tenha comprado o cartão Oyster Card, você poderá devolver nos mesmos lugares em que pode ser adquirido, não precisa ser exatamente no mesmo lugar. Basta devolver para receber todo o saldo não consumido e o “Calção” no valor de £5 que pagou para adquirir o cartão. 

Portanto, qualquer forma de usar transporte público em Londres é muito simples, rápido e fácil para chegar em qualquer lugar da cidade.

Leia também:

Cafeterias instagramáveis em Londres

Tradicional Chá da Tarde Inglês em Londres

Restaurantes instagramáveis em Londres

5 Principais Praças que você deve conhecer

O que fazer em Covent Garden

Os famosos ônibus de dois andares em Londres

Esses ônibus são marcas registradas do país e a grande maioria das pessoas que chegam em Londres diariamente, estão sonhando em utilizar esse serviço. 

Existem alguns aplicativos que lhe ajudam a planejar e se locomover na cidade para evitar que você se perca. Todas as paradas de ônibus possuem mapas, onde exibem atrações próximas, quais serão as próximas paradas, painéis eletrônicos que exibem os horários estimados do próximo ônibus a chegar na parada do ônibus.  

Como Londres é uma mega  cidade que recebe mais de 68 milhões de turistas ao ano, a rede de ônibus de Londres não poderia ser diferente. Ela é composta por mais de  400 linhas e mais de 15.000 paradas, então entender o destino desejado e como chegar lá são essenciais no seu turismo em Londres.

Vale lembrar que os ônibus não aceitam dinheiro como forma de pagamento, sendo possível somente utilizar pagamento eletrônicos. Oyster Card, Travel Card ou Cartão de Crédito. 

Quanto é o preço da passagem de ônibus em Londres?

O preço de uma passagem de ônibus é de £1,50  e se você utilizar o serviço muitas vezes no dia será cobrada uma única taxa de £4,50 referente a diária do serviço. 

Qual a frequência dos ônibus em Londres?

Os ônibus funcionam todos os dias da semana entre 05 am até meia noite nos ônibus normais, porém também temos em algumas regiões os ônibus noturnos. 

As linhas de ônibus que funcionam durante a noite recebem a letra N na frente do número, assim as pessoas podem saber que aquela determinada linha de ônibus também circula durante a madrugada.

Vale destacar que  algumas delas possuem algumas pequenas alterações no serviço, como alteração no caminho ou paradas limitadas.

Geralmente aos finais de semana com intervalos entre 10 ou 15 minutos. A frequência dos ônibus noturnos depende do dia da semana. 

DLR ou London Overground

DLR (Docklands Light Railway) e London Overground são duas linhas adicionais ao sistemas de transporte público na cidade de Londres, porém eles seriam como extensão do serviço do metrô. No caso do Overground nada mais é que o serviço de metrô na superfície. 

BLACK CAB – Táxis Pretos de Londres

O Black Cab também é uma marca registrada da cidade de Londres, sendo mundialmente conhecido por seu conforto e segurança, já que os motoristas passam por muitos testes para conseguirem a licença.

 Em contrapartida esse serviço também tem a fama de ser um serviço caro. Algumas pessoas chegam a dizer que talvez seja o táxi mais caro da Europa, o serviço pode até ser caro para uma pessoa somente, mas se você for viajar em família ou com amigos, talvez seja ainda mais barato.

Caso você queira comprar as passagens para todos os membros individualmente o preço total pode ainda ser mais elevado do que o preço do táxi. 

Esses táxis têm a capacidade de até 5 pessoas além do motorista, possui um amplo espaço em seu interior e também para bagagens, isso tudo sem contar que os motoristas são qualificados com informações sobre a cidade e sabem sempre dos melhores trajetos. 

Conhecem  Londres de olhos fechados e sem ajuda de GPS, sabem escolher a rota mais rápida para chegar ao destino desejado e eles são muito utilizados por hóspedes de hotéis de luxo. 

Estações de Trem em Londres – National Rail Station

O serviço do trem é bem parecido com o serviço do metrô e você apenas irá utilizar o trem,  caso saia do centro de Londres ou saia do aeroporto em direção a cidade com ele.

Ele utiliza o mesmo sistema de pagamentos como todos os outros. 

Além de lhe dar a oportunidade de conhecer outros lugares afastados do centro de Londres.

Você pode ainda pegar um trem na estação de Kings Cross onde existe a plataforma 93/4 do Harry Potter ou ainda visitar a estação St. Pancras Internacional que é de onde todos os trens fazem a conexão entre Europa e Londres tais como: Paris, Bruxelas, Amsterdã e muitas outras cidades.  

Se o seu desejo é fazer uma Eurotrip é nessa estação que você irá embarcar para realizar seu sonho. 

Aluguel de Bicicletas em Londres

Passeio de bicicleta por Londres- Turistando em Londres - O que fazer na primavera em Londres - Bate Papo Blog

Uma das melhores experiências de Londres é poder alugar uma bicicleta e explorar a cidade de uma maneira única. Dessa forma você pode ampliar seu turismo de maneira significativa sem pagar muito mais por isso.  

Vale destacar que pela cidade existem muitas ciclovias e hoje em dia após o lockdown muitas outras ciclovias foram construídas para que mais pessoas pudessem utilizar esse meio de transporte na cidade. 

Para se registrar caso você pretenda utilizar o serviço de aluguel de bicicletas, é super simples e rápido. Você pode se registrar on-line e receber um código para retirar a bicicleta em uma das muitas estações disponíveis espalhadas pela cidade. 

Informação Importante

Devolução tardia ou bicicleta quebrada o valor cobrado de multa é de até £300.

Todas as taxas serão cobradas no cartão de débito/crédito ao fim do período contratado.

Leia também:

Praças imperdíveis em Londres

O que fazer em Covent Garden

Roteiros turísticos em Londres

Guia de Viagem Londres

15 Dicas para explorar Londres como Local

Principais parques e jardins em Londres

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.