Se você está buscando passeios gratuitos em Glasgow, tenho certeza que você não irá se arrepender de ler nosso artigo! Estivemos essa última semana (Abril 2023) na Escócia e permanecemos por 6 dias em Glasgow.
A experiência foi maravilhosa e a cidade nos surpreendeu em cada detalhe. Devido a isso em breve, essa cidade fascinante irá ganhar um Guia completo!
Neste artigo, vou te contar sobre os principais passeios gratuitos em Glasgow, o que vale a pena visitar e o que não vale.
O que você vai ver aqui
Passeios Gratuitos em Glasgow
- Catedral de Glasgow
- Centro Histórico de Glasgow
- Museu Kelvingrove e Galeria de Arte
- Glasgow Green
- O museu Riverside
- O museu em um barco chamado The Tall Ship Museum
- A Necrópole da cidade
- Universidade de Glasgow e o Museu Hunterian
- Galeria de Arte Moderna de Glasgow
- Caminhar na beira do Rio Clyde
- Pollok Country Park
Para começar a te ajudar a planejar uma viagem, Glasgow fica localizado a cerca de 7h de carro do centro de Londres e cerca de 1:20h de Edimburgo, a capital da Escócia. Geralmente as hospedagens são mais baratas do que as de Edimburgo especialmente em alta temporada. Portanto dependendo do seu interesse vale a pena colocar essa cidade fantástica em seu roteiro.
Catedral de Glasgow
A Catedral de Glasgow fica a cerca de 15 minutos caminhando do centro histórico da cidade e é um dos principais pontos turísticos da cidade. A entrada é gratuita, mas a catedral aceita ajuda financeira como doações.
Em seu interior é possível ver e aprender sobre o passado da igreja e da cidade. Para mim o destaque da Catedral foi visitar as criptas no subsolo da igreja.
Esse passeio é recomendado para aqueles que gostam de visitar igrejas, amantes de arquitetura e história e claro turistas curiosos.
Centro Histórico de Glasgow
A Praça de George ou George Square, essa é a principal praça da cidade com diversos edifícios construídos em diversos estilos arquitetônicos e cada um deles mais bonito que o outro.
Daqui geralmente se iniciam os passeios para explorar o centro histórico caminhando em direção a Catedral de Glasgow e a Necropolis.
Vale destacar que essa é uma excelente região para se hospedar já que está bem próximo da estação de trem e de metrô, além de ter diversos hotéis acessíveis para todos os bolsos, diversos restaurantes e bares na região.
Museu Kelvingrove e Galeria de Arte
Esse foi um dos museus mais incríveis que já visitei em toda a minha vida! Ficamos impressionados com a qualidade e a quantidade de itens expostos neste museu que também é uma galeria de arte.
O edifício por si só já impressiona e o seu interior não deixa nada a desejar comparando com outras grandes capitais ou grandes cidades do mundo.
Para chegar nesse museu é necessário pegar o metrô e caminhar por cerca de 5 minutos. Essa região é bem próxima da Universidade de Glasgow e possui muitas opções de bares e restaurantes por perto.
Universidade de Glasgow e o Museu Hunterian
A Universidade de Glasgow é uma das mais tradicionais universidades do Reino Unido e centenas de estudantes de diversos locais do mundo vêm estudar aqui. O campus é enorme e se espalha por muitos quilômetros da cidade.
O edifício principal é onde se encontra o Museu Hunterian, uma pequena capela, loja de souvenir e passeios gratuitos pelo campus.
Super vale a pena esse passeio!
Glasgow Green
Um dos parques mais antigos da cidade é também um local de refúgio para aqueles que desejam realizar uma caminhada ou apenas aproveitar para ouvir os sons da natureza.
O local possui diversos monumentos históricos e está localizado bem próximo do estádio de futebol.
O Museu Riverside e o Museu em um barco chamado The Tall Ship Museum
Este museu era conhecido como museu do transporte e há pouco tempo museu de nome para Riverside Museum justamente porque ele está localizado à beira do Rio Clyde e para se destacar dos outros museus na cidade.
Dentro dele você irá encontrar a evolução dos transportes do país, locais do período vitoriano, carros novos, cafeteria e uma área incrível para ser explorada a pé.
A Necrópole da cidade
A necrópole de Glasgow fica no topo de uma colina, ao lado da catedral da cidade e é um cemitério em estilo vitoriano (período que a Rainha Vitória reinou entre 1837-1901). Do topo da colina dá para ter um visual fantástico da cidade e é um excelente local para caminhar ou até mesmo passear com o cachorro que foi o meu caso.
É muito comum encontrar grupos de turistas na parte de baixo da necrópole, mas apenas alguns desses grupos chegam ao topo.
O passeio não é recomendado para quem tem medo de altura, medo de cemitérios ou pessoas com alguma dificuldade para caminhar. O local não possui corrimão e há perigo de escorregar especialmente nos dias de chuva ou neve.
Galeria de Arte Moderna de Glasgow
A Galeria de Arte Moderna fica localizada no meio da cidade, fica impossível não reparar no cone laranja na cabeça da estátua localizada em frente da galeria de arte. A princípio pensamos que era algum tipo de pregação de peça de algum jovem, afinal a cidade é repleta deles. Mas vimos que esse era realmente o intuito da galeria de arte: Chamar atenção! Inclusive em lojas de souvenir essa estátua com o cone na cabeça é um dos itens mais vendidos.
Eu achei super divertido, mas não recomendo uma visita… Não me entenda mal, o edifício é lindo, dentro dele tem apenas uma linda galeria, mas o conteúdo não é interessante o suficiente, e para ser bem sincera o local possuía diversos ítens em destaque que não faziam o menor sentido. Como pedaços de panos rasgados.
Caminhar na beira do Rio Clyde
O Rio Clyde corta a cidade e são mais de 40 quilômetros de ciclovia e espaço para caminhar à beira do rio. A cidade de Glasgow faz parte do patrimônio histórico da UNESCO e uma caminhada pode ser a melhor maneira de desfrutar o melhor da cidade.
Pollok Country Park
Esse local não está localizado no centro da cidade, mas sim há alguns minutos de distância de carro. Neste parque é um excelente local para visitar as famosas vaca cabeludas da Escócia,
Aqui dá para explorar jardins, fauna e flora local, além de ser fantástico para caminhadas ao ar livre.
Espero que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre os passeios gratuitos em Glasgow
Curtiu esse artigo? Que tal compartilhar ele com algum amigo ou parente que esteja planejando visitar a cidade de Londres.
Aproveito para lhe convidar a ler nossos outros artigos que são super interessantes e estão disponíveis aqui em nosso website.
Confira também nosso perfil nas mídias sociais: no Instagram: @turistandoemlondresoficial , Facebook @turistandoemlondres , Pinterest @turistandoemlondres & @batepapoblog Youtube @turistandoemlondres
Visite nossos outros sites: www.turistandoemlondres.com , www.travelrglobal.com , www.travelrmedia.com www.travelr.com.br
Veja também
- Dicas de Inglês para viajantes
- Guia completo para planejar uma viagem a Londres
- Como economizar nas atrações turísticas em Londres
- Principais Atrações Turísticas em Londres
- Onde se hospedar em Londres
- Como se locomover em Londres
- Oyster card x Travel Card – Qual o melhor para turistas em Londres
- Cruzeiro pelo Rio Tâmisa
Confira outros artigos de passeios gratuitos pelo mundo
Descobrir Viajando – Passeios Gratuitos em Friburgo
Vamos viajar pra onde agora? Passeios Gratuitos em Buenos Aires
Viaje com Norma – Passeios Gratuitos em São Paulo
Viaje24h – O que fazer em Dresden na Alemanha: roteiro completo e gratuito
Turistando em Londres passeios gratuitos imperdíveis em Londres
Que post super completo. Parabéns! Adorei suas opções de passeios gratuitos em Glasgow. Ainda não conheci essa cidade. Mas já quero (rs)
O Reino Unido sempre me surpreende. Amo a Escócia e adorei conhecer Glasgow através do seu post. Já quero conhecer
Confesso que fiquei admirada com o número de atrações em Glasgow que são de entrada gratuita. Vale mesmo a pena visitar a cidade.
Eu conheço Edimburgo e me arrependo de não ter ido até Glasgow. Adorei as dicas de passeios gratuitos, já salvei pra quando voltar a Escócia!
Já salvando seu post! Adorei essa lista de lugares gratuitos para conhecer em Glasgow.