Como escolher o nicho para Instagram - bate papo blog - Turistando em Londres

Como se tornar um Influenciador Digital?

Veja neste artigo os maiores erros para serem evitados para quem está começando a carreira de influenciador digital.

Como se tornar um Influenciador Digital | Influencer | Ganhar dinheiro online | Dicas de Conteúdo

Se tornar um influenciador digital é o sonho da maioria das pessoas atualmente, especialmente durante a pandemia do coronavírus (COVID-19 e suas variantes) onde o mundo real ficou parado devido aos lockdowns e as pessoas apenas tinham as mídias sociais para interagirem umas com as outras.

Hoje eu vou te contar como eu consegui me tornar um influenciador digital e tudo que eu já consegui relacionado a isso.

A intenção aqui é te mostrar o caminho para que você possa conseguir realizar seu sonho também.

Quando resolvi me tornar influencer Digital?

Quando eu resolvi começar a ser influenciadora Digital, tive que colocar meus sonhos no papel, arregacar as mangas e correr atras do meu sonho. E o primeiro passo foi criar uma conta no Instagram.

Eu criei o meu perfil @turistandoemlondresoficial durante a pandemia, assim como muitas outras pessoas no mundo, como o mesmo sonho de se tornar um influenciador digital.

Resolvi que o meu perfil eu iria falar apenas sobre o Turismo em Londres. Esse sempre foi o objetivo principal, divulgar a cidade, seus pontos turísticos, os lugares pouco visitados, dicas, curiosidades e a história do país.

Como eu estava começando, infelizmente ainda não tinha muitos seguidores, (confesso que levei um tempo para chegar no meu primeiro 1000 seguidores) e as pessoas não queriam ser divulgadas em um perfil pequeno.

Vamos combinar que isso não dá visibilidade ou aumenta o ego de ninguém, não é mesmo?

Eu encontrava as pessoas com interesses em comum através de hashtags, visitava o perfil da pessoa escolhida, dava uma olhada rápida para ver se aquele perfil era compatível com o meu e se a resposta fosse sim eu entrava em contato com elas através das mensagens diretas para explicar minha ideia.

Infelizmente algumas pessoas nem tiveram o trabalho de me responder, outras falaram que iriam mandar fotos para participar mas nunca mandaram nada. Outras diziam de cara “não ter interesse”, mas felizmente encontrei muitas pessoas que toparam participar do projeto e que até viraram meus amigos até hoje.

E ter conseguido esses amigos foi essencial para mim, pois quando eu estava com quase 5 mil seguidores, eu perdi minha conta para o Instagram e levou mais de um mês para conseguir recuperá-la. (vou deixar o link do vídeo para que vocês possam entender como aconteceu.) 

Vídeo publicado no YouTube quando eu perdi minha conta

E com a ajuda desses amigos, eu recomecei um novo perfil do zero, bom como meu marido me disse “do zero não, pois você agora já tem a experiência e já sabe o que fazer, além de ter amigos para te dar todo apoio nesse novo começo” e tenho que confessar que foi super difícil recomeçar.

Eu chorei por muitos dias, por sentir que todo o trabalho que havia feito no outro perfil tinha ido por água abaixo, por não lembrar de todas as pessoas queridas que eu queria ter nesse novo perfil, por horas de dedicação, por toda criação de conteúdo em meus posts e por me sentir desrespeitada pela plataforma.

Mas mesmo com toda as dificuldades, eu conseguir ter coragem para recomeçar e te digo com 100% de certeza, que ainda bem que eu voltei!

O que consegui quando me tornei uma influenciadora digital?

Atualmente, eu tenho no meu perfil principal mais de 200 mil seguidores, tenho outros perfis todos eles com mais de 70 mil seguidores de nichos diferentes.

E justamente por isso que agora eu resolvi dividir com as pessoas minha experiência para quem sabe assim, inspirar alguém a tentar mudar de vida também.

Vou deixar o link no final do post para que vocês possam conferir.

omo se tornar um influenciador digital - Bate Papo Blog Perfil Turistando em Londres Oficial - Jessica Soares
Meu perfil no Instagram

Posso te afirmar que estar nas mídias sociais mudou minha vida completamente! Conheci pessoas de muitos lugares do mundo, descobri lugares que hoje tenho vontade de visitar que eu nunca havia ouvido falar antes, fiz vários cursos de capacitação para melhorar o meu perfil e aprender mais sobre esse meio.

Atualmente tenho dois sites esse aqui e o www.turistandoemlondres.com onde eu vendo ingressos de atrações turísticas de Londres e outros lugares da Europa.

Alem de tudo isso, ainda participei de entrevistas para rádio aqui no Reino Unido, participei de podcast que está no Spotify e já foi ouvido em mais de 15 países, fui capa de uma revista no Brasil que saiu em todas as bancas de jornais, ganho dinheiro com o Instagram, ganho dinheiro com o meu canal do youtube, fiz/faço propaganda de produtos, fiz/faço parcerias com pessoas e empresas, participei de ensaio fotográfico com um dos mais renomados fotógrafos profissionais de Londres, ganhei/ganho produtos de graça para divulgar no meu perfil.

Ou seja, eu consegui tudo que todo mundo sonha em ser, eu consegui graças ao meu perfil do Instagram. Quando me tornei uma influenciadora digital.

omo se tornar um influenciador digital - Bate Papo Blog Revista Jurema Edição com Jessica Soares do Bate Papo Blog e Turistando em Londres na capa
Capa da Revista

Antes de virar criadora de conteúdo nada disso havia acontecido na minha vida e alguns deles eram apenas sonhos. E posso te garantir que não tem sentimento melhor que a realização de um sonho.

E neste artigo eu vou te contar como eu consegui chegar lá…

E a resposta que todo mundo quer saber:

COMO POSSO ME TORNAR UM INFLUENCIADOR DIGITAL ?

Engana-se quem pensa que basta apenas criar um perfil em algum aplicativo e ter alguns seguidores e magicamente você já se tornou um influenciador digital…

Ser um influenciador digital é muito mais complexo que isso, você precisa de alguma forma influenciar ou auxiliar nas decisões de seu público sobre o que você está falando.

Por exemplo: você comprou um shampoo e amou o resultado dele no seu cabelo, você pode utilizar seus stories ou mesmo publicar um post para dar a sua opinião sobre o produto, falar o que você pensa sobre a marca, falar do resultado depois de alguns dias em você e finalmente recomendar ou não a marca.

omo se tornar um influenciador digital - Bate Papo Blog
Como se tonar um Influenciador Digital

Nesse momento, você precisa marcar o perfil da empresa que você está mencionando para que ela veja o seu perfil, fique feliz com o resultado e queira te usar como influenciador digital.

O grande problema disso é que a maioria das pessoas buscam fazer esse tipo de propaganda para marcas gigantes, mundialmente conhecidas e que investem muito dinheiro em propagandas e com artistas/modelos conhecidos.

Como essas marcas geralmente possuem muitos milhões de seguidores, se você realizar uma marcação de perfil a marca provavelmente não irá te notar, já que existem outros milhões de perfis fazendo o mesmo simultaneamente, portanto as chances de seu perfil ser notado é bem baixa.

Primeiro Passo para se tornar um influenciador digital

Quem está começando o primeiro passo é definir seu nicho, definir sua audiência e a maneira de conversar com a sua audiência.

Parece óbvio né, mas acredite em mim não é não.

Todos os dias eu recebo inúmeras mensagens pedindo ajuda para montar ou criar um boa BIO para tentar destacar o perfil dos outros e também pessoas pedindo ajuda para definir o nicho.

Não se deixe abater pelas críticas

Um dos maiores problemas enfrentados por quem está começando é aprender a aceitar as críticas sobre o seu trabalho.

Muitas pessoas irão fazer comparações do seu trabalho com algum outro perfil, outras tentarão diminuir seu perfil para tentar conseguir ter mais destaque no próprio perfil e outras pessoas o farão apenas pelo fato de não aceitar que você teve coragem e está correndo atrás de alcançar seus objetivos.

Muitas pessoas não têm a coragem de sair da zona de conforto e criticam quem tem, e no momento que as coisas começam a dar certo e o sucesso chega a primeira coisa que eles dizem é “foi sorte”.

Nunca vai ser apenas sorte, vai ter muito trabalho por trás, muitas horas sem dormir, muitas horas de dedicação e claro ter que abrir mão de algumas coisas.

Mas mesmo com todo seu trabalho duro se prepare para ouvir: “Olha lá, está se achando blogueira (o)” “Não tem seguidores suficiente e está se achando” “Está querendo aparecer” “Quem é que quer saber da sua vida? ” e muitos outros comentários maldosos que farão ao seu respeito…

Um conselho que eu te dou: IGNORE todos eles!

Como por em prática e se tornar um influenciador digital?

Eu sei que é mais fácil falar do que pôr em prática, acreditem eu já passei na minha pele tudo isso que estou contando para vocês.

O pior de tudo isso é que essas críticas e comentários podem vir da sua própria família, de amigos ou aqueles conhecidos que vivem ouvindo alguém falar mal de você.

Mas acredite em você sempre, e te digo que será mais fácil um estranho te dar total apoio e incentivo nesse momento que você está contando com a ajuda para crescer.

Não sei se você sabe, mas durante a pandemia as redes sociais aumentaram substancialmente o número de inscritos e de horas gastas nos aplicativos como Instagram, Facebook, Youtube e etc.

Para se ter uma ideia, antes do lockdown o instagram não havia chegado na casa do bilhão de contas e hoje em dia são 3.8 bilhões de contas ativas no aplicativo.

Se pararmos para pensar que temos 7.8 bilhões de pessoas vivendo no mundo é mais de ⅓ da população com contas ativas.

Somente em 2020 o aplicativo foi baixado mais de 503 milhões de vezes. Uau!

E o Brasil tem uma grande fatia desse bolo, pois ele é o terceiro país que mais utiliza a plataforma com 78 milhões de usuários ativos

Top 5 países em números de usuários ativos no Instagram

Razões para se tornar um influenciador digital

Assim como no Brasil e no mundo, as pessoas desejam serem reconhecidas e ter muitos seguidores para conseguir benefícios em permuta ou serem pagos para publicar algo em suas plataformas sociais.

E por essas e outras razões que se tornar um influenciador se tornou sonho da população e até mesmo de crianças.

Atualmente é muito comum as crianças terem perfis abertos para o público, onde as mães desejam ter muitos seguidores para conseguirem visualizações e curtidas.

Dessa forma tentar ganhar a vida trabalhando neste meio.

Mais uma vez voltamos ao SEGREDO DO SUCESSO, que é o seu NICHO!

Não adianta você ter um perfil que fala sobre tudo ou que tenha somente fotos suas, sinto te informar que ninguém tem interesse nisso…

Se você é um profissional de Educação Física falando sobre dietas, não deve postar sobre doces ou comidas de um modo geral. Já que a pessoa que está ali está tendo fugir das tentações e perder peso.

Se você é um profissional de T.I que dá dicas de como utilizar algum programa, não faça um vídeo fazendo dancinha do tiktok só porque viralizou.

Se vocês fizeram algo que não esteja de acordo com o motivo pelo qual ele passou a te seguir, essa pessoa irá deixar de te seguir. As pessoas de um modo geral precisam ter um pouco mais de consciência sobre o que elas querem postar ou do que fazer no seu perfil. Já vi perfis sérios perderem credibilidade por fazer algo assim.

Reação dos seguidores quando vêem algo que não gostam/ Imagem meramente ilustrativa.

Se vocês fizerem algo que não esteja de acordo com o motivo pelo qual essa pessoa passou a te seguir, infelizmente essa pessoa irá deixar de te seguir. As pessoas de um modo geral precisam ter um pouco mais de consciência sobre o que elas querem postar ou do que fazer no seu perfil. Já vi perfis sérios perderem credibilidade por fazer algo assim.

Não estou dizendo que as pessoas não possam fazer o que quiserem em seus próprios perfis, mas se você está lendo esse artigo você quer aprender a ser um influenciador digital e não cometer os erros citados acima já é um bom começo para sua carreira.

Conselhos para ter uma conta profissional de sucesso no instagram

Aconselho que vocês tenham um perfil para pessoal e outro profissional, assim você mantém eles separados e terá mais liberdade para postar o que você desejar mesmo que você queira.

Especialmente se falar de política, futebol e religião que são os três assuntos mais polêmicos, você não terá pessoas apontando o dedo ou julgando sua empresa por isso.

Vou te dar um exemplo do que aconteceu comigo.

Como disse lá em cima meu perfil fala de turismo em Londres, uma empresa de cigarros eletrônicos entrou em contato comigo me oferecendo dinheiro para fazer um post onde eu deveria estar fumando o cigarro deles, falar sobre a marca e os sabores que eles tinham disponíveis.

Eu não aceitei por dois motivos: O primeiro foi que não há nada a ver com o meu perfil já que a loja era de um estado lá no Brasil e o outro motivo é bem simples: eu não fumo. 

Foto feita durante a gravação do Podcast


Não queria mentir aos meus seguidores. A minha palavra e o meu julgamento valem mais para mim do que o dinheiro que eles iriam me pagar. (não era pouco).

Dessa forma a hora que eu realmente faço uma propaganda onde eu afirmo sobre determinado produto eu tenho minha consciência tranquila de que estou influenciando ou tentando influenciar as pessoas da maneira correta.

Se você leu até aqui, Parabéns! Você já tem grande chances para evitar todos os erros cometidos e mergulhar em uma nova profissão de se tornar um Influenciador Digital.

Se você busca por frases para se inspirar e escrever legendas incríveis no Instagram, clique aqui.

Leia também:

A história do Big Ben

Como visitar o interior do Palácio de Buckingham

5 Praças imperdíveis em Londres

Como chegar na Disney de Paris

Guia completo da Disneyland de Paris

Guy Fawkes e BonFire Night

Vale a pena comprar um Iphone?

Melhor método contraceptivo

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.