Filmes e Séries que falam sobre a história da Inglaterra e da família real em ordem cronológica - Bate Papo Blog

Filmes e séries da família real Britânica em ordem cronológica

Assista os filmes e as séries mencionadas neste artigo para entender mais sobre a cultura britânica.

Filmes e séries da família real Britânica em ordem cronológica | Cultura Inglesa | História da Família Real Britânica | Curiosidades | História da Inglaterra.

Uma das melhores formas de aprender mais sobre qualquer país é assistindo filmes e séries que retratam a história, a cultura e o idioma local.

E aqui no Reino Unido não é diferente, como o inglês americano e britânico soam completamente diferentes devido ao sotaque, existem pessoas que assim como eu, amam o sotaque inglês britânico e outras que não possuem tanta simpatia com o idioma.

Com muitas plataformas digitais disponíveis para escolher onde assistir seus filmes favoritos como a Netflix, Disney +, Amazon, Apple TV e tantas outras que não param de surgir a cada dia oferecendo uma infinidade de filmes, séries, documentários, desenhos animados com conteúdo dos mais diversos países como Reino Unido, China, Espanha, México, Brasil, Estados Unidos, Turquia, além de muitas opções de idiomas e legendas. 

Para quem deseja aprender um novo idioma, essa é uma ferramenta maravilhosa que pode ser utilizada de muitas maneiras para ajudar no aprendizado.

Neste artigo você terá acesso a uma lista de peso e também um pouco da história entre os filmes para quem deseja aprender mais sobre a cultura, idioma e a história do país.

Filmes e séries que falam sobre a história da família real Britânica em ordem cronológica:

Britannia

Série de TV Britannia / Reprodução internet

Série exibida pela Sky que narra a invasão romana na ilha e mostra os desafios encontrados pelos soldados romanos na expansão do império, além de mostrar um pouco da cultura celta e do choque cultural entre os países.

Boudica – A Ascensão da Rainha Guerreira

Boudica A Ascensão da Rainha Guerreira – Reprodução internet

Boudica é uma menina celta e inocente de dezesseis anos que é forçada por seu pai, o líder de uma tribo local, a se casar. A jovem parte em busca de algo a mais para sua vida e se depara com a realidade da invasão Romana no país. Muita confusão e incertezas preenchem o mundo de Boudica enquanto ela enfrenta muitos desafios.  Que a transformará na rainha guerreira lendária, a fim de proteger a vida daqueles que ela ama.

Vikings

Seriado Vikings / Reprodução Internet

Série produzida pela History Channel que ficou famosa no mundo inteiro por contar a história de Ragnar Lodbrok e seus descendentes durante a primeira invasão viking no país. A série mostra como eles se desenvolveram para se tornarem comerciantes, exploradores, além de mostrar como era a cultura nórdica. Naquela época o Reino Unido ainda não existia, o país era dividido por muitos reinos e vilarejos.

The Last Kingdom

Seriado O Último Reino / Reprodução Internet

O Último Reino – Série histórica produzida pela BBC America, foi baseada no livro Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell e depois passou a ser transmitida pela Netflix.

Vale destacar que ela conta a história de um Lorde guerreiro que cresceu na companhia dos vikings aprendendo as estratégias de batalhas e passando o ensinando e treinando os saxões conseguirem vencer as batalhas contra os Vikings.

O seriado começa com Ethelred de Wessex  no poder e sabendo que sua morte  está se aproximando, ele decide passar o poder ao seu irmão Alfred e não ao seu filho Ethelwold.

A história se passa em tempo medieval e mostra como o reino foi se formando nas principais cidades do país.

Winchester foi o último reino a resistir às investidas dos guerreiros vikings mas infelizmente esse reino também sucumbiu às invasões vikings.

A série está neste momento na sua 6a temporada e não sei se eles irão mencionar que houve uma época que os vikings se tornaram reis absolutos. Esse rei se chamava Canut.

Vikings Vahalla

Essa é uma nova série do Netflix que mostra anos depois da invasão Viking na Ilha as coisas ainda estão longe de estar vivendo em paz.

Nesta série mostra como foi os Vikings derrubaram a London Bridge e o rei Viking Canut se estabeleceu como principal rei do país.

e sobre as expansões do território deles.

Super vale a pena conferir a história da ilha nesses filmes e séries da família real britânica.

O início da linhagem da família real britânica até os dias de hoje

Alguns anos depois os algo-saxões conseguiram retomar seu país até 1066 quando então um descendente de real que também era descendente de vikings invadiu o país e se tornou Rei.

William o Conquistador, era da Normandia e invadiu o país na batalha de 1066 e derrotou seu primo Harold II.

Após vencer a batalha, ele construiu e transformou a Inglaterra em um país com muitos castelos e fortes para ajudar na defesa contra de um ataque.

Foi ele que construiu a Torre de Londres que hoje é uma das maiores atrações turísticas de Londres.

Seu quarto filho se chamava Henry I (Henrique I) e seus descendentes estão até os dias de hoje no poder.

Infelizmente não há filmes e séries da família real britânica dedicados aos membros da família real saxã. A linhagem da monarquia passa a contar à partir da invasão de William, o Conquistador.

Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra / Reprodução da Internet

Esse filme começa contando a história de Henry II e sua família. Sua esposa a Rainha Eleanor e seus dois filhos Richard I e John I que também foram reis da Inglaterra.

Seus dois filhos também fizeram história.

Richard I é conhecido como Richard o Coração de Leão, pois ele era um guerreiro que fazia cruzadas até a Terra Santa.

Richard the Lionheart e O Leão no Inverno

Filme Richard Coração de Leão / Reprodução Internet

Vale destacar que esses são dois filmes dedicados às aventuras do Rei Richard em suas viagens para a Terra Santa.

Ele também aparece em outros filmes como Robin Hood e Cruzada.

Seu irmão John virou rei e por conta de altas taxas de impostos para sustentar guerras tentando defender o reino, os súditos e os barões das cidades exigem que o Rei assine um documento em 1215 chamado Magna Carta onde ele abre mão de algumas regalias como monarca.

Sendo assim formando a primeira constituição conhecida.

Coração Valente

Filme Coração Valente / Reprodução Internet

Afinal esse filme foi ganhador de 5 Oscars.

Esse filme fala sobre o patriotismo escocês durante as batalhas por invasões inglesas buscando expandir o reino. No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias.

Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o cruel Rei inglês Edward I (Patrick McGoohan). Com a ajuda de Robert e Bruce, ele vai travar uma violenta batalha com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas da Inglaterra.

The Outlaw King

Filme O Rei Fora da Lei / Reprodução Internet

Filme que conta a história de Robert The Bruce (que ajudou William Wallace no filme acima) que foi considerado um fora da Lei e mesmo enfrentando muitos desafios conseguiu voltar a ser rei da Escócia.

Dessa forma esse é um outro filme falando sobre as guerras entre a Inglaterra e a Escócia pelo ponto de vista dos escoceses.

Infelizmente não há filmes e séries da família real britânica dedicados a todos os membros da realeza escocesa.

The Hollow Crown

Filme The Hollow Crown

The Holow Crown É uma série que mostra as transições do reino e o surgimento da família Lancaster.

Dando início a divisão familiar entre os Lancaster e os York que deu início a Batalha das Rosas que aconteceu entre 1455-1485.

A Batalha chegou ao fim quando Henry VII (Lancaster) casou-se com Elizabeth (York) e deram início a dinastia Tudor.

The White Queen

Seriado A Rainha Branca / Reprodução Internet

The White Queen ou A Rainha Branca é um seriado baseado em livros e conta a história de Elizabeth Woodville que foi esposa de Edward IV.

Seu primeiro marido morreu durante a Batalha das Rosas e esse seriado conta de um outro ponto de vista como foi a guerra e seu casamento com o novo Rei da Inglaterra.

The White Princess

Seriado A Princesa Branca / Reprodução Internet

The White Princess – É  a continuação do seriado acima quando acontece a transição de poderes e sua filha que até então era princesa, se torna rainha e mãe de um dos mais influentes reis da Inglaterra: Henrique VIII.

The Tudors

Seriado The Tudors / Reprodução Internet


The Tudors – É uma série dividida em 4 temporadas que contam a vida na corte do Rei mais famoso da Inglaterra Henrique VIII, além de contar sobre a quebra do catolicismo na Inglaterra, o nascimento de uma nova religião, seus 6 casamentos e intrigas entre seus herdeiros.

A Outra

Filme A Outra / Reprodução Internet

A Outra – esse filme conta uma versão onde Henrique VIII após seu segundo casamento com Anne Boleyn, se envolve com a irmã de Anne e com ela tem um filho.

Anne e Mary são irmãs que foram convencidas por seu pai e tio ambiciosos a aumentar o status da família tentando conquistar o coração do Rei Henrique VIII.

Assim elas são levadas à corte e logo Maria conquista o rei, dando-lhe um filho ilegítimo.

Porém isto não faz com que Ana desista de seu intento, buscando de todas as formas passar para trás tanto sua irmã quanto a rainha Catarina de Aragão (Ana Torrent).

Henrique VIII teve 3 filhos no total. Sua primogênita se chamava Mary I, filha de seu primeiro casamento com Catarina de Aragão, de seu segundo casamento com Anne Boleyn teve outra filha chamada Elizabeth I e Edward VI de seu terceiro casamento com Jane Seymour.

Justamente quando Henrique VIII morreu seu filho assumiu o trono. Infelizmente ele morreu aos 15 anos após contrair uma tuberculose, como não havia herdeiros, ele nomeou sua prima Lady Jane Grey para ser rainha. 

Jane Grey

Filmes e series que contam a historia da familia real em ordem cronológica Filme Lady Jane - Bate Papo Blog
Filme A Rainha Lady Jane Grey / Reprodução Internet

Jane Grey – Nomeada para ser rainha por seu primo Edward VI, Jane com apenas 17 anos de idade chega na Torre de Londres para ser coroada quando sua prima Maria I convoca todos os barões e membros da igreja para tomar o poder, alegando ser herdeira legítima por ser a filha mais velha de Henrique VIII.

Compre aqui ingressos com desconto para visitar a Torre de Londres

Ela conseguiu tomar o poder e consequentemente Jane perdeu sua vida apenas 9 dias depois de se tornar rainha da Inglaterra.

Vale destacar que existem alguns filmes contando a história dela.

Infelizmente não existem filmes específicos falando sobre a primeira filha do Henrique VIII, Mary I, ela apenas aparece em alguns filmes e séries que já foram apresentados nesta lista acima.

Elizabeth e Elizabeth a Era de Ouro

Filme Elizabeth e a Era Dourada / Reprodução Internet

Elizabeth e Elizabeth a Era de Ouro – São dois filmes que falam da vida da Rainha Elizabeth I, filha de Henrique VIII que teve que provar que poderia sim ser uma boa rainha mesmo não sendo casada.

Ela conseguiu vencer muitas batalhas contra a Espanha e fez com que a Marinha da Inglaterra fosse reconhecida por seu sucesso exemplar, além da exploração de novos  territórios expandindo o comércio.

A dinastia Tudor teve inicio com Henry VII (1485-1509), Henry VIII (1509-1547), Edward VI (1547-1553), Jane Grey (10/07/1553-19/071553), Mary I (1553-1558), Elizabeth I (1558-1603).

Infelizmente não há filmes e séries da família real britânica dedicados a todos os membros da Dinastia Tudor.

Reign

Seriado Reign / Reprodução Internet


Reign – Seriado que conta uma outra versão do relacionamento entre as duas rainhas dos dois países, Elizabeth I como rainha da Inglaterra e Mary rainha da Escócia.

Mary cresceu na corte francesa e foi casada com o Dauphin Francis da França.

A vida de Mary não foi fácil e ela precisou retornar para a Escócia, e ocupar seu lugar de rainha.

Mary Queen of Scots

Filme Mary A Rainha da Escócia / Reprodução Internet

Mary Queen of Scots – Um filme feito em 2018 contando uma outra versão das duas rainhas Elizabeth I e Mary rainha da Escócia.

Esse filme conta a vida e o ponto de vista da Mary.

Como Elizabeth I não deixou herdeiros, pois ela nunca se casou, sua prima Rainha Mary da Escócia deixou um filho chamado James e ele se tornou o sucessor da rainha Elizabeth I e se tornou o Primeiro Rei da Inglaterra e da Escócia juntos como uma nação.

Morte ao Rei

Filme Morte ao Rei / Reprodução Internet

Morte ao Rei – Esse filme conta a história da morte de Charles I (neto da Mary rainha da Escócia)  e de como Oliver Cromwell tomou o poder e colocou o país em uma guerra civil.

Após seu falecimento de Cromwell, seu filho não foi capaz de continuar o trabalho que seu pai havia começado e o Charles II foi restituído na monarquia inglesa.

O Libertino

Filme o Libertino / Reprodução Internet

O Libertino – Esse filme conta como o país estava passando pela época, o Grande Incêndio de Londres, Praga e a guerra civil.

Mostra ainda a transição do poder de Charles II e como não deixou filhos legítimos, seu irmão foi nomeado para ser rei porém causou um grande atrito com seus súditos que fizeram questão de removê-lo do poder, sendo assim passado a sua filha Mary II e seu marido William III.

Como eles também não deixaram descendentes a irmã de Mary II, Anne foi coroada

A dinastia Stuart iniciou-se com James I (1603-1625), Charles I (1603-1612), Charles II (1649-1651), James II (1685-1688),  Mary II(1689-1694), William III (1689-1702), Anne (1702-1714).

Infelizmente não há filmes e séries da família real britânica dedicados a todos os membros da Dinastia Stuart.

A rainha Anne conseguiu restabelecer um bom relacionamento com a Escócia em 1707 e assim como James I deixou o país sob o domínio de apenas um monarca.

Ela tinha um filho que infelizmente faleceu aos 11 anos de idade e então começou uma jornada de caça aos herdeiros, por questão de religião foi decidido que seria a Sofia de Hanôver, que era neta de James I, porém antes mesmo de oficializar a transição Sofia morreu e deixou o cargo de se tornar rei ao seu filho George I.

As Loucuras do Rei George

Filme As Loucuras do Rei George / Reprodução Internet

As Loucuras do Rei George – Esse filme conta sobre a vida do Rei George que foi um rei importante para a história.

Mudou e modernizou a cidade com um novo estilo arquitetônico, neste filme mostra como foi que ele foi considerado louco e também a transição de poder ao seu filho.

A Era Georgiana como ficou conhecida teve início em 1698 com George I (1698-1727), em seguida George II (1727-1760), George III (1760-1801), George VI (1820-1830), William IV (1830-1837) e por último Victoria (1837-1901)

Infelizmente não há filmes e séries da família real britânica dedicados a todos os membros da Era Georgiana.

Victoria

Seriado Victoria / Reprodução Internet

Victoria – Série que conta como foi a vida da monarca que até os dias de hoje é conhecida como avó da Europa devido a seus 9 filhos terem se casado com membros da corte.

Victoria assume o poder quando seu tio William IV morre sem deixar herdeiros, sendo neta de George III e única filha de Edward duque do Kent e Strathearn.

Mostra sua vida antes do casamento e também após seu casamento e todas as transformações e melhorias que fizeram pela nação.

Virou imperatriz da Índia e expandiu ainda mais seu território.

Victoria e Abdul

Filme Victoria e Abdul / Reprodução Internet

Victoria e Abdul – . Depois de muitos anos em luto, o filme fala sobre a especulação de um relacionamento entre a Rainha e seu criado indiano.

Muitos filmes e séries da família real britânica especulavam sobre os amores da rainha Victoria.

Sua Majestade Mrs. Brown

Filme Sua majestade Mrs Brown / Reprodução Internet

Sua Majestade Mrs. Brown – Outro filme sobre especulações de um relacionamento da Rainha Victoria com o fiel amigo escoces de seu finado marido. 

Após a morte da Rainha Victoria, seu filho Edward VII assumiu o poder (1901-1910), a dinastia Hanover (sobrenome de sua mãe) chegou ao fim e passou a ser chamada de  Saxe-Coburgo-Gota devido ao casamento da Rainha com o Príncipe Albert.

Bertie, como era conhecido o filho da rainha, esperou por 60 anos para se tornar rei e infelizmente foi rei por apenas 9 anos .

Vale lembrar que não encontrei filmes e séries da família real britânica falando sobre ele e por isso apenas escrevi sobre o Rei Bertie (para os íntimos)

Seu filho George V assumiu o trono após o falecimento de seu pai em 1910.

Ele era o bisavô da atual Rainha Elizabeth II.

Em 1917 ele resolveu mudar o nome da sua família devido às Guerras Mundiais que aconteceram neste período, passando a se chamar Windsor e não mais Saxe-Coburgo-Gota.

Quando George V faleceu seu filho Edward VIII assumiu o trono por apenas 1 ano e não chegou a ser coroado.

Ele abdicou do trono por amor, pois estava apaixonado por uma atriz americana divorciada e sendo assim a monarquia não aceitou o relacionamento deles, e infelizmente não obtiveram  aprovação para a realização do casamento.

Por esse motivo seu irmão, George VI (pai da Rainha Elizabeth II) foi coroado em seu lugar.

O Discurso do Rei

Filme o Discurso do Rei / Reprodução Internet

O Discurso do Rei – Esse é um dos filmes e séries da família real britânica e mostra exatamente como foi a transição do poder para George VI e as dificuldades enfrentadas por ele em se tornar rei, a principal delas a gagueira.

O rei morreu em  1952 quando sua filha Elizabeth II foi coroada como a nova rainha do Reino Unido. 

The Crown

Seriado The Crown / Reprodução Internet


The Crown
– Seriado exibido pela Netflix que conta como foi e como é a vida da Rainha Elizabeth II, atual rainha do Reino Unido.

A Rainha

Filme A Rainha / Reprodução Internet

A Rainha – Filme que mostra como a rainha reagiu durante o falecimento da Princesa Diana em 1997 em um acidente de carro em Paris.

Esses são apenas alguns dos filmes e séries da família real britânica que achei relevante para o artigo.

Se você ainda desejar saber mais sobre filmes e séries da família real britânica

Vale destacar que existem muitos filmes e séries da família real britânica e muitos outros documentários disponíveis nas plataformas de streaming, irei citar alguns:

Elizabeth at 90 – Um tributo feito por membros da Família Real.

Diana: Segundo suas próprias palavras.

The Royals house of Windsor

Diana 7 dias que chocaram o mundo.

A História de Diana

Elizabeth e Margaret: Amor e Lealdade

Principe William and Katherine: Um Amor Real

Harry & Meghan: Um Amor Real

Horrible Histories – Seriado voltado para crianças e adolescentes que fala sobre a história de uma maneira super criativa e divertida.

É claro que ainda existem muitos outros filmes e séries que falam do mesmo período de cada um dos filmes acima, porém como o nome do artigo diz essas são obras que te darão uma nova perspectiva de cada período mostrado em cada um dos filmes.

Em breve um novo artigo com muitos filmes e series separados por épocas sendo eles fictício ou histórico.

Leia também:

Top 10 Castelos no Reino Unido

Top 10 Palácios da Realeza em Londres

Como visitar o interior do Palácio de Buckingham

Dicas essenciais de Inglês para viajantes

O que fazer no outono em Londres

O que fazer na primavera em Londres

O que fazer no verão em Londres

Onde comprar em Londres

Similar Posts

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.